segunda-feira, 24 de abril de 2017

25ª EDIÇÃO DO MAIO MUSICAL HOMENAGEIA O MÚSICO INDAIATUBANO MOACYR MARTINS

A programação do evento cultural prioriza artistas locais

Foto: Giuliano Miranda.

O prefeito Nilson Gaspar (PMDB) e a secretária de Cultura, Érika Hayashi Kikuti, reuniram a imprensa na sala de reuniões do Gabinete, na tarde de terça-feira (18) para anunciar a programação do 25º Maio Musical. Para comemorar os 25 anos do festival, foram selecionados dois dos maiores sucessos de público ao longo desse tempo. “Guilherme Arantes 40 anos” e “14 Bis 35 anos”, são dois shows comemorativos também da trajetória desses artistas já consagrados dentro da Música Popular Brasileira e para esses shows específicos terá a troca de ingressos na terça-feira (25), confira abaixo.
O Maio Musical de 2017 terá, ao todo, 17 shows gratuitos, sendo nove representados por artistas locais. Este ano o evento fará uma homenagem viva ao chorão Moacyr Martins. O Cine Topázio, mais uma vez, estará apoiando o festival exibindo filmes com sessões gratuitas para a população.
A Secretaria de Cultura selecionou também apresentações especiais de músicos locais para dar um toque especial à programação e valorizar os talentos da cidade. “Acredito que investir em Cultura é investir no ser humano e por isso essa é uma pasta forte na nossa administração. Já colocamos em prática alguns projetos como a Páscoa Encantada, que realizou no Centro da cidade atrações culturais e levou as famílias de volta às nossas praças. Uma outra iniciativa foi a Paixão de Cristo, já tradicional, e que lotou o Ginásio de Esportes este ano. Agora temos o Maio Musical com estilos para todos os gostos e vamos continuar ampliando nossas ações sempre valorizando também os artistas aqui de nossa cidade”, comentou Nilson Gaspar.
A secretária de cultura agradeceu toda a equipe que ajudou na elaboração desse 25º Maio Musical. “A pedido do prefeito colocamos um grande número de artistas locais e dentro desses músicos de Indaiatuba, escolhemos aqueles que passaram pelo Projeto Guri ou os que estão com uma carreira consolidada ou que passaram por nossas oficinas culturais, justamente para incentivar o estudo dentro dos projetos locais”, conclui Érika.
A abertura, no dia 1º de maio, será com o cantor Guilherme Arantes, às 19h, na Sala Acrísio de Camargo, no Ciaei (Centro Integrado de Apoio à educação de Indaiatuba), onde se apresenta também no dia 7 às 19h o 14 Bis. Somente para estas duas apresentações será necessário retirar antecipadamente os convites na terça-feira (25), no Centro de Convenções Aydil Bonachella, a partir das 8h. Esse ano as duas filas serão simultâneas. Cada ingresso deve ser trocado por um pacote de fralda geriátrica tamanho G ou GG, limitado a dois convites por pessoa. O horário de funcionamento do Centro de Convenções é das 8h às 12h e das 13h às 17h. Os produtos doados serão revertidos para as entidades atendidas pelo Funssol (Fundo Social de Solidariedade de Indaiatuba). Informações: (19) 3894 1867

Confira abaixo a agenda do Maio Musical e prestigie com a família e amigos.

HOMENAGEM AO MÚSICO MOACYR MARTINS

O compositor Nabor Pires de Camargo é um ícone da música indaiatubana, mas ele não está sozinho nesse pódio. O chorão Moacyr Martins também merece ser cultuado pelo incrível trabalho que vem desenvolvendo, preservando a linhagem do choro e formando músicos que, ao longo dos anos, estão mantendo vivas as raízes da autêntica música popular brasileira. Por isso, o 25º Maio Musical presta essa homenagem a Moacyr Martins, estabelecendo uma programação que faz a ponte entre o passado-representado pelo choro- e o presente- com uma diversidade de jovens que passeiam com desenvoltura tanto pela música popular quanto pela erudita.

Dia 01: GUILHERME ARANTES 40 ANOS DE CARREIRA
Local: Sala Acrísio de Camargo
Horário: 19h

Guilherme Arantes completou 40 anos de carreira em 2016 e para comemorar essa data tão especial, traz um show onde mostra o porquê é um compositor aclamado pela crítica e público. Com mais de 25 temas de novelas e mais de 20 álbuns lançados, o artista apresenta nesse show suas criações, em um clima intimista.
Cada convite deverá ser trocado por 1 pacote de fralda geriátrica (máximo de 2 convites por pessoa)

Dia 04: TRIBUTO À VILLA LOBOS com Laura Duarte e Duo Zani Dutra (Indaiatuba)
Músico convidado: Daniel Gonçalves (piano)
Local: Sala Acrísio de Camargo
Horário: 20h

O soprano Laura Duarte e o Duo Zani Dutra juntam-se nesse concerto inédito em homenagem ao compositor brasileiro Heitor Villa-Lobos, que completaria 130 anos de nascimento em 5 de março de 2017. Além do compositor, serão executadas também obras de outros compositores, brasileiros e europeus. Laura Duarte também contará com o acompanhamento do pianista Daniel Gonçalves.

Dia 05: ROCK IN PAUTA IN CONCERT (Indaiatuba)
Músicos: Elison Nunes (guitarra), Everton Nunes (piano/teclado), Gera Fernandes (vocal),
Dijalma David (baixo) e Glauco Bersonette (bateria)
Local: Sala Acrísio de Camargo
Horário: 20h

A Banda Rock in Pauta surgiu em 2010, formado pelos integrantes Elison Nunes (Guitarra), Everton Nunes (Piano), Gera Fernandes (Vocal), Dijalma David (Baixo) e Glauco Bersonette (Bateria). O projeto tem como proposta trazer ao público o melhor do rock internacional das décadas de 70, 80 e 90.  
Para a apresentação dessa noite a banda promete levar o público em uma grande viagem com alguns dos melhores hits do Classic Rock internacional.  

Dia 06: ORQUESTRA JOVEM DO ESTADO
Regente convidado:  Michal Klauza
Violino: Agata Szymczewska          
Horário: 20h
Local: Sala Acrísio de Camargo

Referência tanto por seu bem-sucedido plano pedagógico quanto por sua cuidadosa curadoria artística, a Orquestra Jovem do Estado é sinônimo de excelência musical no Brasil. Desde sua reformulação, em 2012, a Orquestra passou a ter Claudio Cruz como regente titular e diretor musical, o que ocasionou um expressivo salto de qualidade. Hoje, a Orquestra apresenta uma marcante identidade sonora, e sua forte coesão interna permite a construção de repertórios cada vez mais desafiadores técnica e estilisticamente. Ciente da importância da vivência internacional para a formação dos jovens músicos, a Orquestra realiza regularmente turnês no exterior. Com atuações elogiadas pelo público e crítica internacional, o grupo já se apresentou em importantes salas de concerto, como o Lincoln Center, em Nova York, o Kennedy Center, em Washington e a Konzerthaus, em Berlim – além de ter participado como orquestra residente do Festival Berlioz, na cidade natal do compositor francês, La Côte-Saint-André, interpretando a “Sinfonia Fantástica”.

Dia 07: 14 BIS - 35 Anos
Local: Sala Acrísio de Camargo
Horário: 19h
Eles estão há mais de três décadas na sua vida, numa trajetória caracterizada pela reinvenção e ampliação de um público fiel. E estão comemorando nos palcos, com a nova turnê ‘14 Bis – 35 Anos‘, que reúne os clássicos da carreira do grupo mineiro, assim como outros sucessos, da música nacional e internacional. Surpresas escolhidas a partir de coisas que ouviram nesses 35 anos, com um pé até na modernidade, podendo ir dos Beatles a Renato Russo. É um novo 14 Bis que está no ar, mas sem deixar, é claro, sua característica sonoridade, uma mistura única de rock com Clube da Esquina, música clássica, progressivo, do country norte-americano ao regional brasileiro. Cada convite deverá ser trocado por 1 pacote de fralda geriátrica (máximo de 2 convites por pessoa)

Dia 11: 10 ANOS DE CANÇÕES, CAFÉ E COMPANHIA com Mulheres em Acordes (Indaiatuba)
Direção musical: Sonia di Morais
Arranjos vocais: Sonia di Morais
Local: Sala Acrísio de Camargo
Horário: 20h

Assim nos reunimos para comemorar amizade e parceria, envolvidas sempre por belas canções da música brasileira e arranjadas harmoniosamente para quatro vozes.

Dia 12: “DO CHIQUE AO ÚRTIMO” com a Orquestra Paulistana de Viola Caipira
DIREÇÃO MUSICAL: ​Rui Torneze
REGÊNCIA: Maestro Rui Torneze 
Horário: 20h
Local: Sala Acrísio de Camargo

“Existem dois tipos de música: a boa e a ruim” (Tião Carreiro, Sivuca e outros grandes músicos...)
Um brinde musical ao bom gosto...esmero, técnica e emoção...Esse é o resumo do show “Do Chic ao Úrtimo” onde a música boa, seja ela erudita, do outro lado do mundo, à nossa música de raiz será interpretada por uma orquestra de viola caipira verdadeiramente “orquestra” , com seus naipes distintos  em arranjos bem elaborados, entre peças instrumentais e cantadas. A Orquestra Paulistana de Viola Caipira - OPVC, a qual completará em outubro próximo 20 anos de andanças por palcos nacionais e estrangeiros tem “bala na agulha” para garantir a alma lavada a quem vier assistir esse espetáculo.

Dia 13 e 14: VIRADA CULTURAL PAULISTA 

Dia 18: "DE 5 EM 5 A 1000 ESTAMOS" com Diogo Peixoto (Indaiatuba)
Direção Musical: Diogo Peixoto e Viktor de Lima 
Convidados: Eloá Gonçalves e Priscila Akemi     
Horário: 20h
Local: Sala Acrísio de Camargo

O show comemora os 15 anos de carreira do artista Diogo Peixoto que iniciou sua carreira musical ao se mudar para a cidade de Indaiatuba (há 15 anos). O show irá celebrar a longevidade do evento bem como da carreira do artista que tem participação ativa na vida cultural da cidade. O repertório contará com músicas do próprio artista compostas em diversos momentos de sua carreira, muitas delas já premiadas em festivais da cidade e também de outros festivais importantes do país. Além disso o show também contará com releituras de músicas de outros artistas que foram representativas ao longo de sua carreira. “De 5 em 5 a 1000 estamos” é acima de tudo uma celebração e a manifestação de um desejo: que se de 5 em 5 anos cá estamos, “a 1000 estamos” trabalhando, compondo, sonhando, fazendo arte pra que possamos ter mais 5 anos de muita música, e depois mais 5, e mais 5, e mais 5, e que assim seja ...

Dia 19: CANCIONEIRO POPULAR DA BAHIA com o Coral Cidade de Indaiatuba (Indaiatuba)
Regente: Áurea Ambiel
Direção Musical: Áurea Ambiel
Pianista: Maria de Fátima Ambiel (piano)
Horário: 20h
Local: Câmara Municipal de Indaiatuba

Dorival Caymmi (1914-2008), compositor baiano, de inúmeros talentos, deixou-nos um legado de canções inspiradas, principalmente, no cotidiano de seu povo - de homens que têm suas vidas atreladas ao mar. Com o objetivo de resgatar a importante contribuição do artista baiano, o Coral Cidade de Indaiatuba da Secretaria de Cultura interpretará algumas de suas canções.

Dia 20: BANDA SINFÔNICA JOVEM DO ESTADO
Regente: Mônica Giardini
Eufônio: Bastien Baumet
Horário: 20h
Local: Sala Acrísio de Camargo

Criatividade e inovação caracterizam a Banda Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo. Constituída em 1993, faz parte dos grupos de formação e difusão artística da EMESP Tom Jobim, e equilibra em seus programas o repertório tradicional de banda sinfônica com arranjos de peças eruditas, composições populares e concertos temáticos.
Com uma proposta que proporciona vivência pedagógica e prática artística versátil aos bolsistas, a Banda os prepara para a rotina profissional, por meio de ensaios intensivos e concertos de grande apelo popular.
Sua diversidade sonora, que transita entre o tradicional e o contemporâneo, é exemplo de sucesso de público em cada palco em que se apresenta, tanto na cidade de São Paulo quanto no interior do Estado.
Além da convivência com renomados músicos brasileiros, a Banda Sinfônica Jovem possibilita intercâmbio internacional aos bolsistas, que tem a oportunidade de conhecer, aprender e dividir o palco com maestros e solistas de outros países.

Dia 21: CLÁSSICOS com a Orquestra Sinfônica de Indaiatuba (Indaiatuba)
Regente: Paulo de Paula
Direção Musical: Paulo de PaulaHorário: 18h
Local: Sala Acrísio de Camargo

Nesse concerto, a Orquestra Sinfônica de Indaiatuba apresenta em seu repertório grandes clássicos da música erudita. Obras famosas que mesmo sendo compostas a mais de 200 anos ainda resistem ao tempo pela sua grandiosidade e genialidade de seus compositores. Além do belíssimo programa, o público ainda vai poder sentir um pouco da sensação de estar no palco, dentro da orquestra, como se fosse um músico. É uma nova experiência sensorial onde é possível captar nuances, ouvir de perto cada naipe da orquestra e ver de frente tudo que o maestro faz para que cada músico execute a sua função de maneira impecável. 

Dia 25: BOLERO E OUTRAS DANÇAS com a Corporação Musical Villa Lobos (Indaiatuba)
Regente: Samuel Nascimento de Lima e Tiago Morandi Roscani
Direção Musical: Samuel Nascimento de LimaHorário: 20h
Local: Sala Acrísio de Camargo

A Corporação Musical Villa Lobos é, hoje, uma orquestra de sopros e por isso está ficando conhecida como uma Banda Sinfônica, o que representa um estágio de evolução em relação às suas origens de banda de coreto. Para o 25º Maio Musical, ela apresentará um recital com um repertório que privilegia músicas feitas para coréografos se deliciarem. O destaque fica para a estreéia de "Bolero",de Ravel, que Maurice Bejart transformou num grande espetáculo de dança. Outras peças do programa: "Candide", de Leonard Berstein, "Danzon número 2", de Arturo Márques e "Dança do Sabre", de Aran Kachaturian. 

Dia 26: ENTRE TEMPOS com Bia Packer, Mariana Ávila e Stefany Ueda (Indaiatuba)
Arranjos e Direção Musical:
 Viktor de LimaHorário: 20h
Local: Sala Acrísio de Camargo

O show Entre Tempos será um passeio entre gerações, expressando o que a música simboliza para cada uma. Entre referências musicais e compositores, oferecemos um repertório diferenciado. Entre artistas, podemos citar Billy Joel, Beatles, Tiê, Anavitória, Adele, Rita Lee... Enfim, o que podemos garantir é diversão e muita qualidade.

Dia 27: UMA SAUDAÇÃO À WHITNEY HOUSTON com VANESSA JACKSON
DIREÇÃO MUSICAL: Max Fontoura
DIREÇÃO GERAL: Rafael Mello
Coreógrafo: Nathan Coder
Horário: 20h
Local: Sala Acrísio de Camargo

A cantora Whitney Houston será homenageada neste show interpretado por Vanessa Jackson. "É muita emoção porque o repertório de Houston é sublime, clássicos prazerosos de se ouvir. Sucessos como I Will Always Love You, Run To You, I Have Nothing, Saving All My Love For You, as dançantes I Am Every Woman e I Wanna Dance With Somebody estão garantidos no repertório. Vanessa ficou conhecida nacionalmente após vencer a primeira edição do reality show Fama, exibido pela TV Globo em 2002. 

Dia 28: 30 ANOS DE HISTÓRIA REGADA A CHORO com o Grupo de Choro Moacyr Martins (Indaiatuba)
DIREÇÃO Musical: Professor Moacyr Martins
Músico convidado: Weber Marelli (sax/flauta)
Horário: 18h
Local: Sala Acrísio de Camargo


Encabeçado pelo violonista e professor Moacyr Martins que tem mais de 50 anos de carreira,  o grupo de choro que leva seu nome e que está comemorando 30 anos de história,  irá apresentar um show recheado de sucessos clássicos do estilo compostos por grandes nomes, dentre eles: Jacó do Bandolim, Ernesto Nazareth, Cachimbinho e Pixinguinha.



O grupo de choro Moacyr Martins trará em sua formação: flauta, sax, 2 bandolins, cavaco de centro, Violões de 6 e 7 cordas e percussão.


CINE TOPÁZIO
O cine topázio mais uma vez estará apoiando o Maio Musical com exibição gratuita dos seguintes filmes:

08/05 (segunda – Polo Shopping)
15h: Elis
19h: Waiting for B.

 09/05 (terça – Shopping Jaraguá)
15h: Sinfonia da Necrópole
19h: Memória em Verde e Rosa

15/05 (segunda – Polo Shopping)
15h: Argentina
19h: O Ídolo

16/05 (terça – Shopping Jaraguá)
15h: Waiting for B.
19h: Elis

22/05 (segunda – Polo Shopping)
15h: Memória em Verde e Rosa
19h: Sinfonia da Necrópole

23/05 (terça – Shopping Jaraguá)
15h: O Ídolo
19h: Argentina




SERVIÇO:

Para as apresentações do Guilherme Arantes e 14 Bis será necessário retirar antecipadamente os convites no dia 25 de abril, no Centro de Convenções Aydil Bonachella, às 8h. Esse ano as duas filas serão simultâneas. Cada ingresso deve ser trocado por um pacote de fralda geriátrica tamanho G ou GG, limitado a dois convites por pessoa. O horário de funcionamento do Centro de Convenções é das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Câmara Municipal de Indaiatuba -  R. Humaitá, 1167 - Centro, Indaiatuba

Ciaei (Sala Acrísio de Camargo) - Av. Eng. Fábio Roberto Barnabé, 3665 - Jardim Regina, Indaiatuba

Convenções Aydil Pinesi Bonachella -  R. das Primaveras, 210 - Jardim Pompeia, Indaiatuba

Cines topázio:
Polo Shopping: Alameda Filtros Mann, 670 – Jardim Tropical, Indaiatuba
Shopping Jaraguá: R. XV de novembro, 1200 – Centro, Indaiatuba

Nenhum comentário:

Postar um comentário