terça-feira, 17 de janeiro de 2017

Indaiatuba não é considerada Área de Risco para Febre Amarela

Só deve tomar vacina quem vai viajar para áreas de risco

A prefeitura de Indaiatuba por meio do departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria de Saúde informa que Indaiatuba não é considerada área para risco de febre amarela, doença infecciosa febril aguda, causada por um vírus. De acordo com o Ministério da Saúde, a doença é transmitida por mosquitos e comum em macacos, que são os principais hospedeiros do vírus.  A vacina é recomendada para pessoas a partir de nove meses de idade que vivem nas áreas endêmicas ou viajarão para lá e a partir dos seis meses, em situações de surto. 
Segundo a diretora da Vigilância em Saúde, Rita de Cássia J. F. Vaz, as pessoas não devem ficar preocupadas, pois só quem vai viajar para áreas endêmicas e não está com o esquema vacinal atualizado, devem se imunizar.  “O Estado de São Paulo mantém uma extensa área geográfica com recomendação de vacina febre amarela, predominantemente na região noroeste e sudoeste e a Indaiatuba não está em região indicada”.
Rita explica que a população está em alerta depois de notícias de casos suspeitos em macacos e de pessoas que morreram em Minas Gerais e no noroeste paulista, regiões de São José do Rio Preto e Ribeirão Preto. “As pessoas que vivem nestas regiões ou que irão viajar para essas localidades, devem se proteger.  Agora se a vacina está em dia, a pessoa não deve se preocupar. Olhar a sua carteira de vacina e se tiver duas doses está correto o esquema”. Rita ressaltou se a pessoa precisar tomar a vacina, deve procurar o Hospital Dia, de segunda à sexta-feira, das 8h às 12h e a partir de hoje, dia 17, a UBS VII (antigo Ambulatório da Mulher) no Jardim Morada do Sol, das 13h às 16h”.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que uma dose da vacina Febre Amarela seja considerada suficiente para proteção por toda a vida, e o Regulamento Sanitário Internacional foi alterado em maio de 2014, estendendo a validade do certificado internacional de vacinação contra febre amarela dos atuais 10 anos para toda a vida do vacinado.  
Rita alerta que a doença Febre Amarela pode se manifestar desde a forma assintomática, moderada até forma grave e maligna. A utilização da vacina contra febre amarela é uma das melhores formas de prevenção da doença. “Devemos ficar em alerta, pois na zona urbana o mosquito Aedes aegypti pode ser o transmissor da doença”.
A diretora informou que irá enviar um informe técnico para as agências de viagens visando orientar os clientes com relação a vacina.
No Brasil, há também uma extensa área de recomendação para vacinação contra febre amarela para vários estados: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima, Distrito Federal, Goiás, Tocantins, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Maranhão, Minas Gerais e parte dos Estados da Bahia, Piauí, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Orientações para vacinação contra Febre Amarela
A indicação atual é seis a nove meses de idade incompletos.  A vacina está indicada somente em situação de emergência epidemiológica ou viagem para área de risco.  
Nove meses até antes de completar cinco anos, uma dose aos nove meses e uma dose de reforço aos 4 anos. Se a criança não foi vacinada aos 9 meses, deve tomar a vacina e o reforço com um prazo de 30 dias entre as doses. 

Pessoas a partir de 5 anos - Que receberam duas doses da vacina, estão imunizadas e não precisam mais se vacinar; que receberam uma dose única da vacina, devem tomar o reforço ainda que sejam adultos; que nunca foram vacinadas ou sem comprovante de vacinação, administrar a primeira dose da vacina e uma dose reforço após 10 anos.
60 anos e mais -  (nunca vacinada ou sem comprovante de vacinação) apenas após avaliação médica.
Gestantes - A vacinação é contraindicada.  Na impossibilidade de adiar a vacinação, como em situações de emergência epidemiológica ou viagem para área de risco de contrair doença, o médico deverá avaliar o benefício do risco da vacinação. 
Lactantes - (mães que amamentam) de crianças com até seis meses de idade. A vacinação é contraindicada até a criança completar seis meses de idade. Caso tenham recebido a vacina, o aleitamento materno deve ser suspenso por 28 dias após a vacina.
Viajantes - Viagem internacionais:  seguir a recomendação do Regulamento Sanitário Internacional.
Viagens para áreas com recomendação de vacina no Brasil: Tomar a vacina, pelo menos 10 dias antes da viagem, no caso de 1ª vacinação. O prazo de 10 dias não se aplica no caso de revacinação.

Certificados
O Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP) somente para pessoas vacinadas no município, é feito no Hospital Dia, localizada na avenida Visconde de Indaiatuba, 199, Parque Boa Esperança. 
Os viajantes devem ir ao Hospital Dia após o preenchimento do cadastro no site www.anvisa.gov.br/viajante
O documento é necessário para viagens a determinados países conforme a Organização Mundial de Saúde (OMS). A lista das localidades com necessidade do certificado pode ser encontrada no site http://www.who.int/ith/chapters/ith2012en_annexes.pdf

FOTOS: arquivo/PMI

Nenhum comentário:

Postar um comentário