terça-feira, 4 de outubro de 2016

Volacc lança edição 2016 do Outubro Rosa

Volacc lança edição 2016 do Outubro Rosa

Cinco eventos principais marcam a programação da campanha

Volacc – Voluntários de Apoio no Combate ao Câncer, instituição de Indaiatuba dedicada a dar suporte a pacientes de câncer e suas famílias, promoveu na noite de 4 de outubro no Fran’s Café o lançamento da edição 2016 da campanha Outubro Rosa. O lançamento, que contou com a presença de voluntários, patrocinadores e imprensa, além da diretoria da instituição, constituiu em si o primeiro ato da campanha, com o lançamento do Calendário 2017.
O calendário, vendido ao preço unitário de R$15 a partir de 5 de outubro pelos voluntários e na sede da instituição, é o resultado da iniciativa conjunta da publicitária Ana Carolina Ambiel, responsável pelo layout, e das fotógrafas Gabriela Avancci e Helena Wolff. Toda a renda resultante da venda dos calendários reverterá para a instituição.
No dia 21, haverá no Tênis Clube de Indaiatuba uma Master Class Pink, uma aula coletiva de zumba, com apresentação das Mulheres Guerreiras, grupo de mulheres assistidas pela Volacc que ensaiaram um número nas dependências da Performance Academia com a professora Katia Shimada. Os convites para o evento já estão esgotados.
No dia 24, acontecerá na Faculdade Anhanguera a quarta edição do desfile de moda que marca a campanha, com organização da enfermeira Lucy Cléa da Silva, da Volacc, reunindo as Mulheres Guerreiras na passarela com figurino das Lojas Eva Maria. A entrada é gratuita.
No dia 26, o Indaiatuba Clube receberá a palestra Mulher Diamante, com Nelma Penteado. Organizado pela promotora de eventos Cecília Myagawa, a palestra terá parte da renda revertida para a Volacc, com convites a R$50, à venda no Indaiatuba Clube.
A campanha será encerrada no dia 30, com uma Tarde no Campo, almoço italiano realizado por voluntárias e simpatizantes da Volacc, com renda integralmente revertida para a instituição, na Quinta das Andorinhas, espaço de eventos localizados na Rodovia do Açúcar, altura de Elias Fausto, a 20 minutos de Indaiatuba. Os convites custarão R$50 (bebidas não incluídas) e estão à venda na sede da Volacc e junto às voluntárias.
O Outubro Rosa 2016 tem o patrocínio de Atenas Assessoria Contábil, Bibiane & Co. Semijoias, Faculdade Max Planck, Fisk Indaiatuba, Hot Flowers, Lemasa, Platinum Store e Topázio Cinemas.

O Outubro Rosa
O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. O movimento começou nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referentes ao câncer de mama e/ou mamografia no mês de outubro. Posteriormente, com a aprovação do congresso norte-americano, o mês de outubro se tornou o mês nacional de prevenção do câncer de mama.
A história do Outubro Rosa remonta à última década do século 20, quando o laço cor-de-rosa, foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, em 1990 e, desde então, promovida anualmente na cidade (www.komen.org).
Em 1997, entidades das cidades de Yuba e Lodi, nos Estados Unidos, começaram efetivamente a comemorar e fomentar ações voltadas à prevenção do câncer de mama, denominando a ação como Outubro Rosa. Todas estas ações eram – e são até hoje – direcionadas à conscientização da prevenção pelo diagnóstico precoce. Para sensibilizar a população, inicialmente as cidades se enfeitavam com os laços rosa, principalmente nos locais públicos, depois surgiram outras ações, como corridas, desfile de modas com sobreviventes (de câncer de mama), partidas de boliche etc. (www.pink-october.org).
A ação de iluminar de rosa monumentos, prédios públicos, pontes, teatros etc. surgiu posteriormente e não há informação oficial quanto a como, quando e onde foi efetuada a primeira iluminação. O importante é que foi uma forma prática para que o Outubro Rosa tivesse uma expansão cada vez mais abrangente para a população e que, principalmente, pudesse ser replicada em qualquer lugar, bastando apenas adequar a iluminação já existente.
A popularidade do Outubro Rosa alcançou o mundo de forma bonita, elegante e feminina, motivando e unindo diversos povos em torno de uma nobre causa.
Para mais informações, (19) 3875-4544 | 3834-6811 – volacc@uol.com.br – www.volacc.org.br.


A vice-presidente e fundadora da Volacc, Joanna Victoria Ferreira Joly,
 com o presidente Silvio Alexandre Oliveira.

O presidente e a vice com voluntárias.


O presidente Silvio Oliveira com a proprietária do Fran’s Café, Dulci Souza.

 O presidente Silvio Oliveira com as responsáveis pelo Calendário 2017.
Texto e fotos: Kleber Patricio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário