quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Alunos do Projeto Gente Eficiente exibem seus quadros no Polo Shopping Indaiatuba


Exposição de quadros em óleo sobre tela ocorre até o próximo dia 19

A partir desta semana e até o dia 19 de outubro, 20 alunos do Centro de Referência em Atenção à Pessoa com Deficiência irão expor no Polo Shopping Indaiatuba quadros em óleo sobre tela, produzidos durante oficina de pintura do Projeto Gente Eficiente. As 20 obras remetem ao tema “Um Olhar Especial Sob Indaiatuba”.

O Centro é parte do Departamento de Proteção Especial (Secretaria Municipal da Família e Bem Estar Social), pasta da Prefeitura Municipal de Indaiatuba, e realiza o projeto durante todo o ano. Focado em pessoas a partir de 15 anos de idade, que apresentam deficiência física, mental, auditiva, visual ou múltipla e que já tenham finalizado ou ainda frequentem a escola (regular ou especial), o projeto visa a inclusão social para o exercício da cidadania, partindo das limitações, potenciais e desejos de cada um. Ao todo, 108 adolescentes, jovens e adultos fazem parte do programa.

Entre as ações desenvolvidas, os membros do Gente Eficiente participam de Atividades de Vida Prática (AVP), oficinas criativas de pintura em tela e madeira, bordado, bijuteria, cerâmica, culinária e horta. “Essas práticas são estimulantes e ampliam a autonomia, dinamismo, habilidades e competências”, explica Alzira Ribeiro, coordenadora do Centro de Referência em Atenção à pessoa com Deficiência.

Um Olhar Especial Sob Indaiatuba
A oficina de pintura em tela, cujo objetivo inicial era proporcionar momentos agradáveis e de descontração aos participantes, gerou a demanda por aperfeiçoamento das técnicas artísticas. “A princípio não tínhamos a pretensão do aprofundamento técnico”, conta Alzira. “Mas os jovens foram desenvolvendo as técnicas, senso crítico e responsabilidades”, completa a coordenadora.

Assim, o projeto “Um Olhar Especial Sob Indaiatuba” surgiu da necessidade de novos desafios que estimulassem ainda mais os alunos de pintura. “Um Olhar Especial Sob Indaiatuba” conta com a orientação do fotógrafo Eliandro Figueira, que também fornece as imagens da cidade.

Serviço – Exposição fotográfica “Belezas da Natureza”
Data: até 19 de outubro
Local: Corredor da loja Magazine Luiza, no Polo Shopping Indaiatuba (Alameda Filtros Mann, 670, Indaiatuba/SP)
Visitação gratuita

Nenhum comentário:

Postar um comentário