quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Outubro Literário da Cultura oferece atrações gratuitas para todas as idades

Festival que começa dia 1º terá oficinas, debates, shows, palestras e performances

A  ação Poesia em Trânsito, sucesso na edição 2014 do festival, volta este ano com artistas lendo trechos de obras para os usuários do transporte coletivo
A Secretaria Municipal de Cultura promove nova edição do já tradicional festival Outubro Literário, criado pela Prefeitura Municipal com o objetivo de fomentar o interesse de crianças, adultos e jovens pela leitura e escrita. Ao longo de todo o mês serão mais de 20 eventos gratuitos para todos os estilos e faixas etárias, incluindo oficinas, shows musicais e peças de teatro baseados em grandes obras da literatura, contação de histórias, feiras de trocas de livros, debates, palestras e saraus. Com exceção das oficinas, cuja inscrição deve ser feita antecipadamente e com vagas limitadas, para o restante da programação é só comparecer com a família e os amigos e prestigiar. A exemplo de outros festivais da Cultura como o Agosto das Artes e o Setembro em Dança, este ano o conteúdo do Outubro Literário partiu da comunidade artística. “Fizemos questão de inserir os artistas locais de maneira mais efetiva em todos os nossos projetos e com este não foi diferente”, diz a secretária municipal de Cultura Erika Hayashi Kikuti. “Desde as primeiras reuniões abertas até a definição do grupo de trabalho e cronograma de atividades, as iniciativas foram todas coordenadas por eles, cabendo à secretaria o papel de orientação, apoio e suporte financeiro, dentro das nossas previsões orçamentárias. Acreditamos que ninguém melhor do que o artista para saber o que de mais relevante podemos levar ao público”, diz. Confira a agenda abaixo e participe. Informações (19) 3894-1867.
Programação do Outubro Literário 2015
1º a 30 de outubro
Inscrições para o 11º Concurso Literário Acrísio de Camargo – regulamento no site www.indaiatuba.sp.gov.br/cultura
1º de outubro – quinta-feira
19h30 – Escritas Daqui com Antônio da Cunha Penna – Local: Casarão Pau Preto
3 de outubro – sábado
20h – Apresentação da Corporação Musical Villa Lobos – Vale a Pena Ouvir de Novo – Local: Ciaei – Sala Acrísio de Camargo
5 de outubro – segunda-feira
16h – Poesia em Trânsito – Local: Linhas de ônibus municipais
8 de outubro – quinta-feira
19h30 – Escritas Daqui com Mônica Kimura – Local: Centro de Convenções Aydil Bonachella
9 de outubro – sexta-feira
19h – Palestra Literatura & Ciência com Mateus Yuri Passos – Local: Novo Centro Cultural Morada do Sol
20h – Apresentação da peça Pedro e o Lobo com a Orquestra Sinfônica de Indaiatuba e narração de Ana Luísa Lacombe – Local: Sala Acrísio de Camargo – Ciaei
10 de outubro – sábado
9h às 12h – Feira de Troca de Livros – Local: Praça Dom Pedro II
11 de outubro – domingo
17h – Apresentação Rap & Graffiti – Local: Concha Acústica do Parque Ecológico
19h – Show Francisco por Francisca, com Kika Baldasseirine – Local: Sala Acrísio de Camargo - Ciaei
12 de outubro – segunda-feira
10h30 - Apresentação da peça Pedro e o Lobo com a Orquestra Sinfônica de Indaiatuba e narração de Ana Luísa Lacombe - Local: Sala Acrísio de Camargo – Ciaei
15 de outubro – quinta-feira
19h30 – Escritas Daqui com Daniel Sasaki – Local: Centro de Convenções Aydil Bonachella
16 de outubro – sexta-feira
22h – Seresta das Letras – Local: Avenida Presidente Kennedy
17 de outubro – sábado
9h às 12h – Feira de Troca de Livros – Local: Novo Centro Cultural Morada do Sol
9h às 17h – Oficina de Edição e Publicação Autoral de Quadrinhos com Delfin – Local: Novo Centro Cultural Morada do Sol – necessário inscrição antecipada. Vagas limitadas.
10h – O Menino e o Tambor, contação de histórias com Marina Costa e o músico Nau Martins  – Local: Novo Centro Cultural Morada do Sol
19h – Fase Regional de Literatura do Mapa Cultural Paulista – Local: Novo Centro Cultural Morada do Sol
19 de outubro – segunda-feira
16h – Poesia em Trânsito – Local: Linhas de ônibus municipais
22 de outubro – quinta-feira
19h – Sarau artístico Todas Palavras – Local: Casarão Pau Preto
23 de outubro – sexta-feira
19h – Espetáculo Canções de Além Mar com o grupo Os Argonautas – Local: Novo Centro Cultural Morada do Sol
19h – Palestra Roteiro de Novelas com Alessandro Marson – Local: Centro de Convenções Aydil Bonachella
24 de outubro – sábado
14h às 18h – Oficina Roteiro de Novelas, com Alessandro Marson – Local: Sala Takashi Watanabe no Ciaei - necessário inscrição antecipada. Vagas limitadas.
20h – Espetáculo A Poesia do Samba – Local: Sala Acrísio de Camargo – Ciaei
25 de outubro – domingo
9h às 13h – Oficina Roteiro de Novelas, com Alessandro Marson – Local: Sala Takashi Watanabe no Ciaei - necessário inscrição antecipada. Vagas limitadas.
26 de outubro – segunda-feira
16h – Poesia em Trânsito – Local: Linhas de ônibus municipais
29 de outubro – quinta-feira
8h30 às 16h30 – Ateliê Portas Abertas com contações de histórias e teatro de fantoches com os artistas Elisa Faccin e Bira Toledo – Local: Rua Wanderley Borsari, 590 – Parque São Lourenço
19h30 – Escritas Daqui com Wladimir Soares – Local: Casarão Pau Preto
Sinopse dos Eventos
Escritas Daqui
Iniciado em  2014, o Escritas Daqui tem como objetivo valorizar e destacar os talentos de Indaiatuba, propondo um bate-papo informal entre autores e público sobre leitura, escrita e suas influências.
Vale a Pena Ouvir de Novo
A Corporação Musical Villa Lobos apresenta um concerto em homenagem ao Outubro Literário. A intenção dessa apresentação é a de fazer um resumo do trabalho que o grupo desenvolveu este ano. Assim, no repertório, haverá os Dobrados apresentados no Agosto das Artes, os clássicos do concerto Heavy Metal do Band Leader, as formações menores surgidas no espetáculo A Banda In Progress, apresentado na Virada Cultural- inclusive com a participação da Big Band- e alguns trechos do último show, A Banda Cantada, que contará com as participações de Sonia di Morais, Monica Domingues e Sara Bonfim, além da reunião das três no conjunto Mulheres em Acordes. Regência de Samuel Nascimento de Lima e direção artística de Wladimir Soares.
Pedro e o Lobo
Em outubro a Orquestra Sinfônica de Indaiatuba realiza uma programação especial para o mês das crianças. Desta vez a Orquestra executa a peça Pedro e o Lobo, com participação especial da contadora de histórias Ana Luísa Lacombe, que fará a narração da obra.  O Concerto é uma realização da Secretaria de Cultura e da AMOJI (Associação Mantenedora da Orquestra Jovem de Indaiatuba) em parceria com a Secretaria de Educação. “Pedro e o Lobo” conta a história de um menino que, apesar dos avisos de seu avô, decide prender um lobo que andava assustando a vizinhança. A obra foi escrita pelo compositor russo Sergei Prokofiev com a finalidade de introduzir a música clássica e a orquestra sinfônica às crianças à partir de uma história com elementos típicos do universo infantil (o menino corajoso em torno do qual orbita um grupo de pequenos animais, o avô ranzinza, os caçadores e o lobo vilão). Para isso, Prokofiev estabelece relações entre texto e música relacionando o caráter de cada personagem com o timbre e a sonoridade específicos dos principais instrumentos da orquestra sinfônica. Assim, Pedro é representado pelas cordas, o Passarinho pela flauta, o Pato pelo oboé, o Gato pelo clarinete, o Avô pelo fagote, o Lobo pelas trompas e os caçadores pela percussão. Regência de Paulo de Paula.
Francisco por Francisca
A cantora Kika Baldasseirine reapresenta este show que praticamente a consagrou como uma grande intérprete da MPB de nossa cidade. Franciscoé Chico Buarque e Francisca é Kika (Francisca Amélia) e, neste espetáculo, ela conta uma grande história de amor por meio das canções magistrais deste que é um dos maiores poetas da música brasileira.
Rap & Graffiti
A poesia cantada do Rap une-se ao Graffiti para, juntas, traçarem um grande mosaico da cultura Hip Hop. Os artistas de rap locais se reunirão na Concha Acústica do Parque Ecológico para um tarde de muita cor e energia contagiante do Rap.
O Menino e o Tambor
Menino e o Tambor é um conto da tradição oral africana e afrobrasileira. Quando o menino esqueceu-se de si entristeceu e ao entristecer, seu tambor perdeu a fala. Para desemudecer o menino precisará correr o mundo e ouvir histórias que o façam recordar de onde veio e para onde deve ir. Este é o tema deste show que encantará crianças de 0 a 100 anos, pois o lúdico jamais deixa de maravilhar o ser humano. Interpretado pela contadora de histórias Marina Costa e o músico Nau Martins.
Canções de Além Mar
Este espetáculo do grupo Os Argonautas, liderado por Nau Martins, trará as letras poéticas lusitanas para a apreciação do público de Indaiatuba. O grupo produziu o show com canções que homenageiam grandes poetas portugueses como Fernando Pessoa.
A Poesia do Samba
A poética do samba representada por dois grandes compositores nacionais: Cartola e Adoniran Barbosa. Os sambas carioca e paulista serão revisitados neste show por Débora Alvarenga (voz), Kiko Motta (voz e violão), Paulo Marcio e Alexandre de Souza (percussão) e Ana Lucia Soubihe Julio (piano e voz).
Palestra Literatura & Ciência
Ficção ou realidade? Desde o Romantismo alemão e inglês, a literatura vem contemplando as possibilidades da ciência e da tecnologia na compreensão de como a natureza funciona e nas tentativas de exercer controle sobre ela. Esta palestra vai trazer desde clássicos da literatura como Frankenstein (Maru Shelley), passando por A Máquina do Tempo e o Homem Invisível (H.G.Wells), até os contemporâneos Contato (Carl Sagan) e O Parque dos Dinossauros e Linha do Tempo de Michael Chrichton. O ministrante é o doutor em Teoria e História Literária pela Unicamp, Mateus Yuri Passos.
Palestra Roteiro de Novelas
A ideia desta palestra é explicar para o público em geral os princípios básicos da profissão de roteirista: o que faz um profissional, quais são suas qualificações, qual a formação básica para se ingressar na profissão e quais as perspectivas de mercado. O palestrante é Alessandro Marson, um dos roteiristas da nova novela da TV Globo A Regra do Jogo e já premiado com o Emmy Awards como co-roteirista da melhor novela de televisão.
Poesia em Trânsito
Sucesso absoluto do Festival Outubro Literário de 2014, o projeto Poesia em Trânsito volta novamente comandado por três jovens e talentosos artistas locais: Marcus Mazzieri, Pamela Martelli e Kimberly Christie. Levar a poesia aonde o povo está, este é o foco do Poesia em Trânsito. Os atores e poetas entrarão nos transportes coletivos e apresentarão obras de grandes poetas aos transeuntes.
Feiras Literárias e Feiras de Trocas de Livros
Durante a já consagrada Feira de Troca de Livros, autores locais estarão apresentando e comercializando suas obras em dois momentos neste mês. Uma iniciativa que objetiva oferecer suporte e visibilidade à produção literária da cidade.
Seresta das Letras
A edição deste mês da Seresta das Letras – projeto originado da Virada Cultural 2015 – homenageará o poeta Carlos Drummond de Andrade, nascido em Outubro. É um projeto cultural que percorre a avenida com a maior concentração de bares e restaurantes de Indaiatuba, com um cortejo de poetas e músicos, levando a arte literária – poesia – e música ao público em geral.
Sarau Todas Palavras
Evento mensal da Secretaria Municipal de Cultura, também originário de uma das primeiras edições do Festival Outubro Literário, neste ano será voltado à crônica, gênero popular e cativante que encanta e fascina públicos de todas as idades. A participação é livre e espontânea. Todos que desejarem podem inscrever-se para ler textos próprios ou de seus autores prediletos pelo e-mailcultura@indaiatuba.sp.gov.br
Ateliê de Portas Abertas (APA) – Literatura
Versão literária do APA – Artes Visuais – sucesso absoluto do Festival Agosto das Artes 2015, os artistas plásticos Elisa Faccin e Bira Toledo abrem novamente seu espaço artístico agora voltado à literatura. Contações de histórias, teatro de fantoches e muito mais aguardam o público interessado em um bom divertimento e uma boa literatura. Em especial, os alunos da EMEF Prof. Osório Germano e Silva Filho, principal público esperado para este evento.
Oficinas – inscrições a partir de 1º de outubro e vagas limitadas
Oficina Edição e Publicação Autoral de Quadrinhos
Ministrada por Delfin
Vagas: 20
Data: 17 de outubro, sábado – 9h às 17h
Local da oficina: Novo Centro Cultural Jardim Morada do Sol
Local das inscrições: Centro de Convenções Aydil Bonachella
Documentação necessária: 1 cópia do RG, 1 cópia do comprovante de residência e doação de 1 pacote de fraldas geriátricas
Público-alvo: autores, editores, professores, estudantes, profissionais do ramo editorial, agentes culturais e pessoas interessadas pelo universo literário. Idade mínima dos participantes: 14 anos

Sinopse: Oficina de Edição e Publicação Autoral de Quadrinhos visa habilitar o público para iniciar o processo de edição e publicação de quadrinhos. Serão estudados a história da publicação autoral no Brasil, sua importância cultural, as principais publicações autofinanciadas no Brasil e o ferramental necessário para a edição e a publicação de quadrinhos autorais no país. Delfin é hoje editor-chefe do portal de quadrinhos Terra Zero. Foi editor e colaborador da revista literária Paralelos e colunista de quadrinhos e livros da revista Rolling Stone e do jornal Correio Popular. Foi coordenador editorial da Aleph. Comanda hoje o Studio DelRey de produção editorial, indicado ao Jabuti em 2011 e vencedor do prêmio Getty em 2012.

Oficina de Roteiro de Novelas

Ministrada por Alessandro Marson
Vagas: 30
Datas: 24 de outubro, sábado, das 14h às 18h, e 25 de outubro, domingo, das 9h às 13h
Local da oficina: Ciaei – Sala Takashi Watanabe
Local das inscrições: Centro de Convenções Aydil Bonachella
Documentação necessária: 1 cópia do RG, 1 cópia do comprovante de residência e doação de 1 pacote de fraldas geriátricas, além de apresentação de currículo resumido com vivências ou interesses na área
Público-alvo: autores, jornalistas, atores, redatores, comunicadores e interessados em geral
Sinopse: o objetivo é explicar para o público em geral os princípios básicos da profissão de roteirista: o que faz um profissional, quais são suas qualificações, qual a formação básica para se ingressar na profissão e quais as perspectivas de mercado. Alessandro Marson é jornalista formado pela PUC-Campinas. Participou da Oficina de Roteiristas da Globo e desde então tem atuado como roteirista de programas e telenovelas na TV Globo e TV Cultura. Fez parte do elenco de roteiristas de novelas de sucesso da Globo, como Avenida Brasil e Joia Rara e da nova novela das nove, A regra do Jogo, além de peças de teatro. Ministra oficinas de roteiro para novelas e preparação de atores e já recebeu o Emmy Awards como co-roteirista da melhor novela de televisão.
Serviço
Casarão Pau Preto - Rua Pedro Gonçalves, nº 477 - Jardim Pau Preto
Centro Cultural Wanderley Peres – Praça Dom Pedro II, s/n – Centro
Centro de Convenções Aydil Bonachella – Rua das Primaveras, 210 – Jardim Pompéia
Ciaei – Sala Acrísio de Camargo e Sala Takashi Watanabe - Av. Eng. Fábio Roberto Barnabé, 3.665 – Jardim Regina
Novo Centro Cultural Morada do Sol - Av. Engenheiro Fábio Roberto Barnabé, 5924 - Jardim Morada do Sol

Foto: Arquivo – Eliandro Figueira – SCS/PMI
Legenda: a ação Poesia em Trânsito, sucesso na edição 2014 do festival, volta este ano com artistas lendo trechos de obras para os usuários do transporte coletivo

Nenhum comentário:

Postar um comentário