terça-feira, 11 de agosto de 2015

SOCIAL EXIBIRÁ CRASJOVEM PARA SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL DO ESTADO DE SP

Encontro será quarta-feira (12) às 14h no Auditório da Prefeitura


Além do prefeito, Reinaldo Nogueira (PMDB) e demais autoridades municipais, estarão presentes o secretário de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo, Floriano Pesaro; a coordenadora Estadual da Proteção Social Básica, Salete Doprev; a coordenadora Estadual de Ação Social e assessora do Secretário de Estado, Rita de Cássia Dalmazo; a diretora Regional de Assistência e Desenvolvimento Social, Laura Maria Contador Rodrigues da Silva; diretora do Núcleo de Avaliação e Supervisão da Diretoria Regional de Assistência e Desenvolvimento Social, Elaine Enpke e técnico de Referência do Município de Indaiatuba do Núcleo de Avaliação e Supervisão da Diretoria Regional de Assistência e Desenvolvimento Social, José Adriano Martins Ramos.
Antes denominado ProJovem Adolescente, um Programa Nacional de Inclusão de Jovens de âmbito Federal, com diretrizes de estrutura e temáticas estabelecidas para todos os municípios, era voltado exclusivamente para jovens de 15 a 17 anos de famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família, era realizado apenas nos Centros de Referência de Assistência Social – CRAS do Jardim Oliveira Camargo e Parque Corolla, atendendo o total de 30 adolescentes ao ano.
Em 2013, o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome propõe o reordenamento dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos que proporcionou aos municípios maior autonomia de desenvolvimento de ações. Nesse intuito, o ProJovem Adolescente foi disponibilizado como possibilidade e não mais como diretriz. Diante dessa oportunidade de autonomia para se repensar ações ofertadas pelos Cras, a Secretaria Municipal da Família e do Bem Estar Social de Indaiatuba, através do Departamento de Proteção Social Básica e seus respectivos técnicos instituíram o serviço denominado CrasJovem que visa estender a oferta de ações para jovens de todo o território de abrangência dos Cras, criando também estratégias mais condizentes com as necessidades desses territórios e do município.  
O CrasJovem é ofertado atualmente por todos os Cras do município de Indaiatuba, voltado para jovens de 14 a 17 anos. Esse serviço tem por objetivo auxiliar o adolescente a desenvolver suas habilidades sociais, cognitivas e emocionais, através da ampliação do universo informacional, artístico e cultural dos jovens, ao mesmo tempo em que o prepara, através de cursos de capacitação para a entrada no mercado de trabalho. Promove o fortalecimento da convivência familiar e comunitária através de atividades de convivência social e participação cidadã. Também tem como foco o retorno e a permanência do jovem na escola, o estímulo à consciência crítica, desenvolvimento de autonomia e o reconhecimento de seus direitos como cidadão.
Durante o ano de 2014 houve um salto no atendimento, partindo de 30 para 120 jovens. Já em 2015, a Secretaria da Família e do Bem Estar Social por meio dos CRAS, expandiu ainda mais esse número, contando atualmente com 168 adolescentes. Os participantes do CrasJovem participarão do encontro junto com os participantes dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Jornal Jovem - Informando & Formando e Cras DignaIdade.


Crédito: Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário