sexta-feira, 7 de agosto de 2015

AUTORIDADES, ARTISTAS E POPULAÇÃO PRESTIGIAM ABERTURA DO SALÃO DE ARTES VISUAIS

Exposição no Centro de Convenções é parte do festival Agosto das Artes da Cultura

Autoridades, artistas e a população em geral prestigiaram nesta quarta-feira, dia 5, a abertura oficial do 1º Salão de Artes Visuais, no Centro de Convenções Aydil Bonachella. A mostra, fruto de projeto coletivo dos artistas da cidade, faz parte do festival Agosto das Artes da Secretaria Municipal de Cultura e tem como objetivo destacar os talentos de Indaiatuba, com obras nas categorias desenho, escultura, pintura, experimental, fotografia e instalação. Estiveram presentes a secretária municipal de Cultura Erika Hayashi Kikuti, que representou o prefeito Reinaldo Nogueira (PMDB), e o vereador e presidente da Câmara Municipal Luiz Alberto Pereira “Cebolinha”. Também foram inauguradas a mostra de imagens do Foto Clube de Indaiatuba inspiradas no tema Caminhos da Paz, a mostra coletiva dos artistas Abelar Nagil, Airton Sobreira, Bira Toledo, Darci Batista da Silva, Georges Klopotowski, Elisa Faccin e Walter Caldeira, e a exposição Turma do Gabi 40 anos, do cartunista e escritor Moacir Torres, que é também o artista homenageado nesta 1ª edição do salão por sua relevância e contribuição às artes. Os presentes tiveram a oportunidade de conferir ainda a apresentação do Coral Cidade de Indaiatuba, sob a regência de Áurea Ambiel, que apresentou canções de Chico Buarque de Hollanda. O 1º Salão de Artes Visuais fica em cartaz até dia 31 de agosto e pode ser visitado, assim como as demais exposições, de segunda a sexta das 9h às 17h, com entrada franca. Informações (19) 3894-1867.
Durante a abertura do salão, a secretária Erika Hayashi Kikuti destacou a importância das iniciativas que partem da comunidade artística e são apoiadas pela administração pública. “Fico feliz em dizer que o salão é uma realização dos artistas para a população, com o suporte da Secretaria de Cultura”, destacou Erika. “É desta forma que temos trabalhado nos últimos anos e que queremos continuar trabalhando, pois ninguém melhor do que o artista para traduzir as necessidades e tendências da área, bem como a demanda da sociedade. Que possamos ter cada vez mais ações que beneficiem o bem comum. Quero parabenizar a todos os envolvidos, inclusive à Mônica Kimura e Celso Falaschi, que atuaram como facilitadores, a equipe da Secretaria de Cultura e ao Moacir Torres, grande homenageado deste ano. Agradeço também a presença do vereador Cebolinha e o apoio da Câmara Municipal, que é sempre muito solícita e ágil na aprovação dos projetos que beneficiam as artes em Indaiatuba”, completou a secretária. Erika acrescentou ainda que já pediu ao prefeito Reinaldo Nogueira alterações para a segunda edição do Salão de Artes Visuais em 2016. “Levei ao prefeito, que foi muito receptivo, nossa intenção em ter premiações em dinheiro para os melhores trabalhos eleitos pelo júri no salão, a exemplo do que já temos em outros eventos, para que o artista possa se aperfeiçoar cada vez mais”, finalizou.
“É com grande satisfação que participo hoje da abertura do 1º Salão de Artes Visuais de Indaiatuba e parabenizo a todos os artistas e à Secretaria de Cultura por mais esta realização”, apontou o vereador e presidente da Câmara Municipal Luiz Alberto Pereira “Cebolinha” no evento. “Você podem observar que, em todas as revoluções totalitárias, como as que ocorreram em países como China, Rússia, Alemanha e Cuba, entre outros, a primeira medida dos ditadores é sempre suprimir as manifestações artísticas. E por que isso acontece? Porque a arte é baseada em criatividade, sensibilidade e liberdade, que é seu combustível maior. Ela traz a motivação para as mudanças. E é isso que vemos hoje aqui, quando este coletivo de artistas está exercendo seu talento livremente e promovendo transformação junto à população. Meus parabéns também ao homenageado Moacir Torres, por seu trabalho incansável de levar a arte a todos. Meu desejo é que tenhamos sempre manifestações artísticas suficientes para que não seja preciso fazer leis para dizer que o cidadão deve desligar o celular no teatro, não deve colocar o som nas alturas em carros turbinados ou mesmo que não pode sair pichando prédios e casas. Queremos a arte que sensibiliza e que nos dá a certeza de o ser humano é sim uma invenção de Deus”, disse.
Os premiados com medalhas de ouro, prata e bronze, além de menções honrosas, no 1º Salão de Artes Visuais serão conhecidos no próximo dia 23 de agosto, às 10h, durante o Seminário Vertentes da Paz, no Centro de Convenções Aydil Bonachella. Compuseram o júri Marcos Rizolli, Seiji Hiraide e Delfin.
Sobre o Salão de Artes Visuais
O Salão de Artes Visuais integra o festival Agosto das Artes da Secretaria Municipal de Cultura e tem como objetivo valorizar os artistas locais, abrindo espaço para exposição de suas obras e acesso do público. Em sua primeira edição em 2015 abriu inscrições nas categorias Pintura, Escultura, Gravura, Instalação, Fotografia, Desenho, Vídeo-arte e Experimental. Além de ficar em exposição, as obras selecionadas concorrem a premiação de medalha de ouro, medalha de prata e medalha de bronze por categoria. Também pode ser concedido, a critério da comissão julgadora, o Grande Prêmio Troféu Indaiá para a obra mais significativa, e o Prêmio Cidade de Indaiatuba, conferido ao artista local por sua relevância e contribuição às artes.
Serviço
Centro de Convenções Aydil Bonachella – Rua das Primaveras, 210 – Jardim Pompeia

Fotos: Cassio Sampaio - Indaiatuba em Foto Brasil






Nenhum comentário:

Postar um comentário