quinta-feira, 13 de agosto de 2015

ATRAÇÕES GRATUITAS DO FESTIVAL AGOSTO DAS ARTES CONTINUAM EM CARTAZ ATÉ FINAL DO MÊS

Há opções para toda a família, de exposições a filmes temáticos

Prosseguem até o final do mês as atrações gratuitas do festival Agosto das Artes, promovido pela Secretaria Municipal de Cultura com o objetivo de fomentar o interesse da população pelas artes visuais em todas as suas vertentes. Além do 1º Salão de Artes Visuais e mais três exposições diferentes em cartaz no Centro de Convenções Aydil Bonachella, há ainda intervenções artísticas interativas, caminhadas, seminário e programação cinematográfica temática, além de oficinas ainda com inscrições abertas sobre processo de criação e fotografia. Confira a agenda e prestigie. Informações (19) 3894-1867.

Agosto das Artes – Programação*
De 5 a 31 de agosto – segunda a sexta das 8h às 17h - Centro de Convenções Aydil Bonachella – exposições
1º Salão de Artes Visuais
Exposição de trabalhos de artistas de Indaiatuba nas áreas de pintura, escultura, gravura, instalação, fotografia, desenho, vídeo-arte e experimental.
Exposição de Fotografias
Mostra de imagens produzidas pelos membros do Foto Clube de Indaiatuba, inspiradas no tema Caminhos da Paz.
Exposição Turma do Gabi 40 anos
A exposição comemorativa da obra Turma do Gabi, do cartunista e escritor Moacir Torres, percorre o Brasil em 2015. Moacir Torres reside em Indaiatuba desde 1993. Começou sua carreira como desenhista na TV Cultura, em 1974. Trabalhou como arte finalista para o Ed. Abril e ilustrou o suplemento "Diário Criança", no Diário Popular de São Paulo, por cerca de dez anos. Participou de coletâneas literárias e de vários salões de humor e HQs. Criou e publicou Revistas em Quadrinhos, revistas de atividades e livros infantis. Duas revistas criadas por Torres foram lançadas na Espanha e em Portugal.
Mostra Coletiva de Artes Visuais
Exposição de obras dos artistas plásticos Abelar Nagil, Airton Sobreira, Bira Toledo, Darci Batista da Silva, Georges Klopotowski, Elisa Faccin e Walter Caldeira.
Dia 16 – domingo – 10h às 12h - Parque Temático
Intervenção artística com o Coletivo Áscua
Instalação composta por quatro obras do Coletivo Áscua, integrado pelas artistas Beatriz do Amaral, Kênia D´Ângelo e Livar – Liliana Del Valle Arévalo: “Estratégias da Paz” - a obra é formada por duas estruturas separadas, cada uma com dois conjuntos de jogos para que duas pessoas, de qualquer idade, possam interagir brincando ao mesmo tempo. Cada conjunto de jogo é formado por tubos onde se encontram imagens com símbolos de Paz e outras que remetem a conflitos. O público jogará em cada conjunto para descobrir depois a solução proposta, que é a Paz, sendo induzido a refletir de que é este o objetivo que devemos buscar; “Etéreo” - instalação itinerante, é composto de um jardim de tulipas brancas, com a proposta de que a Paz, mesmo que possa parecer inalcançável, continua sendo o maior desejo reivindicado por todos. Esta instalação pela sua beleza, fragilidade e simbolismo remeterá ao desejo reivindicado de Paz. A instalação das tulipas formarão desenhos sobre o desejo coletivo de paz; “Marelle” - É o nome original francês do tradicional jogo da Amarelinha. Obra Interativa composta de dois jogos de amarelinha com a proposta de que a Paz sempre se sobrepõe sobre qualquer violência e conflito; “Meditação” – obra que traz um ambiente confortável com edredons, travesseiros e imagens que promovem o relaxamento, uma das forma de se obter a paz interior.
Dia 18 – terça-feira – 19h – Shopping Jaraguá
Exibição do filme “Neruda”
Dia 21 - sexta-feira - Ateliê de Elisa Faccin
Ateliê Portas Abertas - APA para alunos da EMEB Osório Germano Filho
O objetivo é demonstrar in loco, a estudantes da educação básica, como é o local de trabalho de um artista plástico, com exposição e explicação da obras de arte. Deste modo, busca-se desmistificar e formar um público sensível e atento para as artes visuais em geral. Uma iniciativa dos artistas Elisa Faccin e Bira Toledo, com participação de Walter Caldeira, Airton Sobreira, Abelar Nagil, e outros.
Dia 22 – sábado – 14h – Shopping Jaraguá
Exibição do filme “Neruda”
Dia 23 – domingo – 10h – Centro de Convenções Aydil Bonachella
Caminhada da Paz
Caminhada em que os alunos das oficinas da Secretaria de Cultura e da rede municipal de ensino portarão bandeiras previamente produzidas em oficinas, com o tema Paz, que serão fincadas em instalação especial ao final do evento. As bandeiras reunidas, denominadas “sonhos de paz”, formarão o símbolo internacional da paz.
Seminário Vertentes da Paz
Evento de encerramento do Agosto das Artes, com a coordenação de Celso Falaschi e Mônica Kimura, com participação de palestrantes e do Coral da Associação Brasil SGI (BSGI). Palestras: “Proposta de paz para a ONU 2015 de Daisaku Ikeda – Compromisso de todos com um mundo mais humano”, Resiliência e Paz” com a educadora Tânia Sakuma, “Paz e Sustentabilidade” com o biólogo Ricardo Mello, “Paz e Direitos Humanos” com a advogada Hilda Fuji. Apresentações do Coral Filarmônico Ikeda, Danças Circulares Sagradas com Teresa Chagas, grupo de jongo Filhos da Semente e exibição do filme “Um Outro Modo de Ver as Coisas”.
Oficinas Agosto das Artes – inscrições abertas e vagas limitadas
Oficina Processo de Criação, com Anna Pellizari
Participantes a partir de 16 anos.
Dias 13, 20 e 27 de agosto e 03 de setembro no Novo Centro Cultural do Jardim Morada do Sol das 18h às 21h.
Objetivo é levar o participante ao encontro de uma imagem que será o seu trabalho durante a oficina, não importando o que é a imagem, mas o que ela poderia ser.
Inscrições devem ser feitas no Centro de Convenções Aydil Bonachella – Rua das Primaveras, 210 – Jardim Pompéia com apresentação de RG, comprovante de endereço e a doação de 1 pacote de fralda geriátrica.
Oficina de fotografia, arte contemporânea e criatividade, com Livar, Maria do Céu Lopes e Beatriz Amaral
Participantes a partir de 16 anos.
Dias 22 e 29 de agosto no Centro Cultural Wanderley Peres das 14h às 18h.
Inscrições no Centro de Convenções Aydil Bonachella – Rua das Primaveras, 210 – Jardim Pompéia com apresentação de RG, comprovante de endereço e a doação de 1 pacote de fralda geriátrica.
*programação sujeita a alterações.
Serviço
Centro de Convenções Aydil Bonachella – Rua das Primaveras, 210 – Jardim Pompéia
Centro Cultural Wanderley Peres – Praça Dom Pedro II, s/n – Centro
Novo Centro Cultural Morada do Sol - Av. Engenheiro Fábio Roberto Barnabé, 5924 - Jardim Morada do Sol
Shopping Jaraguá - Rua 15 de Novembro 1.200 - Centro

Foto: Giuliano Miranda – SCS/PMI

Nenhum comentário:

Postar um comentário