quarta-feira, 10 de junho de 2015

EVENTO: Dia da comunidade Japonesa em Indaiatuba

 






Evento gratuito das 15h às 18h terá música e atrações típicas
Acenbi (Associação Cultural Esportiva Nipo Brasileira de Indaiatuba) promove no próximo dia 21 de junho, domingo, das 15h às 18h, evento especial em comemoração ao Dia da Comunidade Japonesa em Indaiatuba. O encontro, que tem o apoio da Prefeitura Municipal e faz parte do calendário oficial da cidade, este ano marcará também o Dia da Imigração Japonesa, com a unificação da celebração das duas datas sempre no terceiro domingo de junho, conforme Lei Municipal nº 6.357 instituída em 2014. A programação e as novidades da festa, que tem entrada gratuita, foram anunciadas nesta terça (9) em entrevista coletiva realizada pela entidade. Entre os destaques, haverá apresentações dos alunos da Emeb Miyoji Takahara e da Emeb Osório Germano e Silva Filho, grupo de taiko Atibaia Kawasuji Seiryu, grupos de dança Sohran do Nitigogakko, das Senhoras da Acenbi, da Anibras de Salto, além do espetáculo da cantora Karen Ito. Também serão homenageadas personalidades que na visão da Acenbi têm contribuído com o fomento da cultura japonesa no município, entre elas a secretária municipal de Educação Rita de Cássia Trasferetti. Informações (19) 3834-2584.

Presidente da ACENBI João Yamate e
Diretor Sérgio Seigi Saito.
Gostaríamos de agradecer a parceria da Prefeitura Municipal, que é o que vem nos permitindo ampliar cada vez mais as atividades da Acenbi em todos estes anos, seja nos eventos que promovemos e mesmo na prática esportiva, como o projeto Base, que implementa a prática do beisebol nas escolas da rede pública municipal”, disse por ocasião da coletiva de imprensa o presidente da Acenbi Yoshihiro João Yamate. “Sem este suporte, certamente não teríamos o alcance que temos e as condições para continuar promovendo e divulgando a cultura japonesa em Indaiatuba”, completou. Também compuseram a mesa no encontro desta terça o vereador Célio Massao Kanesaki, relações públicas da entidade, e os diretores Sérgio Seigi Saito e Paulo Minoro Suenaga.
Diretor Sérgio Seigi Saito.
Fundada em 7 de setembro de 1947, a Acenbi possui cerca de 250 famílias associadas e está aberta a novos sócios interessados, de origem japonesa ou não, que desejem participar das ações comunitárias da entidade, com uma série de eventos culturais já tradicionais (como a Nipofest e a Festa do Sushi) e esportivos, com a formação de times infanto-juvenis de beisebol e softbol que se destacam nas competições nacionais e internacionais. O início da imigração japonesa em Indaiatuba, que completa 80 anos em 2015, data de 1935, com a chegada da família Gomassako, e se intensificou bastante nos anos 60 e 70, quando o trabalho da colônia na agricultura local fez com que o município se tornasse o principal produtor de tomates do estado de São Paulo, resultando em importante contribuição para o desenvolvimento econômico, social e cultural da cidade até os dias de hoje. Visite www.acenbi.org.br

Serviço
Ciaei - Avenida Engenheiro Fábio Roberto Barnabé, 3.665 - Jardim Regina

Nenhum comentário:

Postar um comentário