quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Missa de Ação de Graças - Dia de São Bráz - Igreja Nossa Senhora da Candelária Indaiatuba






Momento em que as luzes da Igreja são apagadas e o Padre faz o sermão.

O Padre Marcelo Previatelli tem facebook e você pode acompanhar suas ações acessando o link - https://www.facebook.com/marcelo.previatelli
Na noite de terça-feira dia 03 de janeiro de 2015 eu e meu amigo Sandro Carotti fomos à Missa de Ação de Graças e, no dia de São Brás, o Santo da Garganta. Eu não sou de ir à Igreja mas, meu amiguinho insistiu para eu ir assistir a missa que acontece toda primeira terça-feira do mês; e sabe que estou gostando muito! Tanto, que fui pela segunda vez. Quando o Padre Marcelo entra na Igreja eu me emociono, adoro esse Padre e suas palavras me fazem refletir sobre minhas atitudes no  dia a dia. Curiosamente nesse dia, como foi o Dia de São Brás; o Padre Marcelo no seu Sermão ressaltou  que deveria ter o "dia da língua", o que estamos falando, em tomar cuidado com as palavras, já que elas tem Poder.
No mês de janeiro a convite do Sandro, eu fui com meus primos, na Igreja Matriz Nossa Senhora da Candelária, onde constatei que fica lotada de fiéis e é bonito de se ver.
Acho que  independente da crença que se tenha, precisamos nos conectar mais com Deus, para nos tornamos pessoas melhores com o próximo e conosco também.

"SUA FÉ ESTÁ DE ACORDO COM SUA REALIDADE?" ( Pergunta do Padre Marcelo durante o sermão)

São Brás (c. 264  — c. 316) foi um mártir, bispo e santo católico que viveu entre o séculos III e IV na Armênia.
Ficou conhecido porque retirou com a mão um espinho da garganta de uma criança. Por esse motivo é padroeiro das doenças da garganta e no dia de sua celebração em 3 de fevereiro, nas cidades da Espanha; Campanário (Ribeira Brava) e algumas da América Latina, as mães levam os filhos para benzerem a garganta.
Foi capturado pelos romanos e decapitado no ano 316, sendo enterrado na cidade de Sebaste.

De acordo com entrada no Dicionário dos Santos, de Donald Attwater(Dicionário dos Santos, Donald Attwater. Círculo do Livro, São Paulo, 1983), "em Sebaste, na Armênia, parece ter existido um bispo chamado Brás que foi martirizado, provavelmente no tempo de Licínio. O relato tradicional de sua vida, no entanto, é muito posterior e dá ênfase excessiva a acontecimentos maravilhosos e a torturas, sem se referir a fatos históricos." Seu culto se expandiu, tanto no Oriente quanto no Ocidente, a partir do século VIII, invocando-se suas bênçãos para doentes e animais por associação aos milagres que lhe foram atribuídos. Seus emblemas são um rastelo (ancinho) ou duas velas cruzadas. (texto: Origem Wikipédia)




03 fev

São Brás - Médico e pastor das almas

O santo de hoje nasceu na cidade de Sebaste, Armênia, no final do século III. São Brás, primeiramente, foi médico, mas entrou numa crise, não profissional, pois era bom médico e prestava um ótimo serviço à sociedade. Mas nenhuma profissão, por melhor que seja, consegue ocupar aquele lugar que é somente de Deus. Então, providencialmente, porque ele ia se abrindo e buscando a Deus, foi evangelizado. Não se sabe se já era batizado ou pediu a graça do Santo Batismo, mas a sua vida sofreu uma guinada. Esta mudança não foi somente no âmbito da religião, sua busca por Nosso Senhor Jesus Cristo estava ligada ao seu profissional e muitas pessoas começaram a ser evangelizadas através da busca de santidade daquele médico.
Numa outra etapa de sua vida, ele discerniu que precisava se retirar. Para ele, o retiro era permanecer no Monte Argeu, na penitência, na oração, na intercessão para que muitos encontrassem a verdadeira felicidade como ele a encontrou em Cristo e na Igreja. Mas, na verdade, o Senhor o estava preparando, porque, ao falecer o bispo de Sebaste, o povo, conhecendo a fama do santo eremita, foi buscá-lo para ser pastor. Ele, que vivia naquela constante renúncia, aceitou ser ordenado padre e depois bispo; não por gosto dele, mas por obediência.
Sucessor dos apóstolos e fiel à Igreja, era um homem corajoso, de oração e pastor das almas, pois cuidava dos fiéis na sua totalidade. Evangelizava com o seu testemunho.
São Brás viveu num tempo em que a Igreja foi duramente perseguida pelo imperador do Oriente, Licínio, que era cunhado do imperador do Ocidente, Constantino. Por motivos políticos e por ódio, Licínio começou a perseguir os cristãos, porque sabia que Constantino era a favor do Cristianismo. O prefeito de Sebaste, dentro deste contexto e querendo agradar ao imperador, por saber da fama de santidade do bispo São Brás, enviou os soldados para o Monte Argeu, lugar que esse grande santo fez sua casa episcopal. Dali, ele governava a Igreja, embora não ficasse apenas naquele local.
São Brás foi preso e sofreu muitas chantagens para que renunciasse à fé. Mas por amor a Cristo e à Igreja, preferiu renunciar à própria vida. Em 316, foi degolado.
Conta a história que, ao se dirigir para o martírio, uma mãe apresentou-lhe uma criança de colo que estava morrendo engasgada por causa de uma espinha de peixe na garganta. Ele parou, olhou para o céu, orou e Nosso Senhor curou aquela criança.
Peçamos a intercessão do santo de hoje para que a nossa mente, a nossa garganta, o nosso coração, nossa vocação e a nossa profissão possam comunicar esse Deus, que é amor. (texto retirado do site Canção Nova)

São Brás, rogai por nós! 

2 comentários: