sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Indaiatuba é pioneira em projeto de liga americana de beisebol

Indaiatuba vai se tornar o primeiro município brasileiro a adotar um projeto que visa popularizar a prática do beisebol e do softbol no país. A iniciativa já vem sendo desenvolvida em diferentes níveis nos últimos anos em diversas regiões pela Confederação Brasileira de Beisebol e Softbol (CBBS), pelo consulado americano de São Paulo e pela Major League Baseball (MLB), a principal liga profissional dos Estados Unidos. O programa teve como partida a instalação da I Clínica Internacional de Beisebol de Indaiatuba, que acontece de 13 a 22 de fevereiro. Durante dez dias, renomadas instrutores da MLB estão ministrando capacitação a atletas, técnicos e professores de educação física da rede municipal.

No nosso município, o projeto ganhou a parceria da prefeitura e da Associação Cultural, Esportiva Nipo-Brasileira de Indaiatuba (ACENBI). De acordo com o presidente da CBBS, Jorge Otsuka, o projeto está conseguindo pela primeira vez a adesão de uma administração municipal. “Além da prefeitura, só estamos conseguindo implantar o programa nesse nível no município graças à ACENBI”, explica ele.

Segundo Otsuka, são muitas as dificuldades para se levar o projeto de popularização do beisebol e softbol aos municípios. “Em Indaiatuba, foram necessários a determinação e o empenho de um vereador”, explica ele, referindo-se ao vereador Massao Kanesaki (DEM), um dos principais idealizadores da iniciativa.

Praticante de beisebol desde a infância, Kanesaki atuou pessoalmente com a ACENBI junto à MLB, à CBBS e à prefeitura de Indaiatuba na concretização da clínica de capacitação. Ele explica que, além de divulgar o esporte, o evento tem a finalidade de introduzir o beisebol como mais uma alternativa de acesso à educação e inclusão social.


Revelando talentos

Para Massao Kanesaki, a I Clínica Internacional de Beisebol de Indaiatuba representa a primeira etapa de popularização dessa modalidade no município. “Foi dado o primeiro passo com a capacitação de 140 professores da rede municipal”, ressalta.

A segunda etapa será executada pela Secretaria da Educação, com a inclusão da modalidade nas aulas de educação física das escolas municipais, e também pela Secretaria de Esportes, por meio do programa Esporte Cidadão. “A ACENBI vai dar todo o apoio necessário para a prefeitura conduzir o ensino do beisebol em suas unidades”, explica o vereador.

Embora o programa não tenha especificamente a finalidade de formar atletas de alto rendimento, deverá revelar muitos talentos, como acontece em qualquer modalidade. “A ACENBI está disponível para oferecer treinamento a atletas da rede municipal que se identificarem com o beisebol”, explica Kanesaki. Ele assinala como terceira fase do programa o reconhecimento futuro da MLB, por exemplo, levando atletas com potencial a se profissionalizarem no exterior.


Consulado dos EUA

Para Danna Van Bandt, adida cultural do consulado americano, o governo americano passa a ter uma relação mais próxima com a cidade de Indaiatuba após o programa de popularização do beisebol. “Além de divulgar o esporte, gostaríamos também de transmitir seus valores, como a disciplina e o respeito à diversidade”, diz ela, que esteve em Indaiatuba participando da cerimônia de abertura da I Clínica Internacional de Beisebol.

O Consulado dos Estados Unidos em São Paulo vem apoiando a disseminação do beisebol e softbol em várias regiões brasileiras nos últimos anos, em parceria com a MLB e com a CBBS. Essa parceria tem realizando clínicas para incentivar a prática da modalidade esportiva entre meninos e meninas em várias cidades brasileiras.


Brasil, primeiro no beisebol amador

A MLB, ao lado da Federação Internacional de Beisebol (IBAF), é uma das entidades que mais vem se empenhando na luta pela volta do beisebol e do softbol aos Jogos Olímpicos, após a sua exclusão em 2008.

De acordo com dados da CBBS, o Brasil conta com cerca de 20 mil praticantes de beisebol, com 120 times em Estados como São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Bahia, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Ceará e Amazonas. Nosso país ocupa a 14ª  colocação entre as 127 nações praticantes. Como os 13 países melhores colocados no ranking da IBAF jogam o beisebol profissional, o Brasil está em primeiro lugar no beisebol amador.


Sobre a ACENBI

Sediada em Indaiatuba (região metropolitana de Campinas, SP), a ACENBI é uma associação sem fins lucrativos fundada por imigrantes japoneses em 1947. Sua principal finalidade é a preservação e a divulgação da cultura nipo-brasileira. A preservação da cultura de respeito aos idosos é outra tônica da entidade, que é mantenedora da escola Nitigo Gakko e abriga a escola de educação infantil Miyoji Takahara, em parceria com a prefeitura de Indaiatuba.

Em sua sede de campo, na rua Chile, a ACENBI conta com campos de beisebol e softbol (versão mais leve do beisebol), quadras de gatebol (jogo semelhante ao críquete e apropriado para a terceira idade) e quadras de tênis de campo, além de piscina e área de lazer. Na sede social, na rua Humaitá, a entidade mantém auditório, salas de reunião, salas de ensaio e salas de aula para cursos diversos.

As atividades da ACENBI são abertas a todos os interessados. Veja mais informações no website da entidade: www.acenbi.org.br


Plateia atenta durante uma das atividades da I Clínica Internacional de Beisebol de Indaiatuba...

...e atletas praticando com os instrutores da MLB: durante dez dias
Jorge Otsuka, da CBBS, é entrevistado pela TV
durante a abertura da I Clínica de Beisebol de Indaiatuba
Danna Van Bandt, do Consulado Americano, discursa durante a cerimônia de abertura da Clínica Internacional de Beisebol de Indaiatuba; ao seu lado, Elias Sosa, da MLB, e Rita Trasferetti, secretária da Educação de Indaiatuba: relação mais próxima com a nossa cidade.
Massao Kanesaki durante uma das atividades da I Clínica Internacional de Indaiatuba: a primeira etapa
Fotos e texto;(divulgação)



Eu estive presente e pelo que ouvi, esse projeto será de muita importância para os alunos interessados nessa modalidade esportiva. O Beisebol dos alunos da ACENBI já é famoso pelos trabalhos desenvolvidos na Associação e, quem sabe num futuro próximo essa modalidade seja difundida, é muito trabalho, dedicação e disciplina. 









Nenhum comentário:

Postar um comentário