sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Indaiatuba: Eventos Culturais o ano todo


Indaiatuba: eventos culturais o ano todo



Projetos envolvem vários estilos artísticos e atrações para todas as faixas etárias

Com o intuito de promover conhecimento e valorizar a cultura, Indaiatuba oferece ao longo do ano opções culturais de qualidade e gratuitas para todas as faixas etárias. Há uma série de iniciativas que já se tornaram tradicionais e ocorrem regularmente, como os eventos Maio Musical, Festival de MPB, Festival de Rock, Agosto das Artes, Setembro em Dança, Outubro Literário e Novembro em Cena, cada um com destaque artístico diferente.

Durante todo o mês o público confere ainda a programação permanente que inclui ações como os shows do Tardes do Rock, a Feira de Troca de Livros, a Manhã Musical e o Sarau Todas Palavras. Indaiatuba também recebe vários projetos da Secretaria de Estado da Cultura, como a Virada Cultural, que contempla música, dança, teatro, exposições, stand up, cinema, entre outras modalidades.

Para formação cultural, a cidade investe em oficinas culturais gratuitas permanentes, com inscrições abertas a cada semestre, para crianças, adultos e idosos, que vão de coral, teatro, dança, pintura e violão até piano digital, uma inovação na região. Os projetos já atraíram mais de 2.500 participantes. Há ainda workshops pontuais como os de fotografia e cinema para quem deseja se profissionalizar. “Além de abrir novos horizontes e revelar talentos, acreditamos na cultura como fator de transformação do ser humano, que entra em contato com suas potencialidades e tem a chance de desenvolver sua sensibilidade em uma formação integral”, declara Erika Hayashi Kikuti, Secretária Municipal de Cultura.

A maioria dos eventos é realizada em espaços públicos e também em locais cedidos por parceiros institucionais. As oficinas gratuitas acontecem nos núcleos culturais Centro Cultural Wanderley Peres, na Praça Dom Pedro II, no Parque Ecológico, que abriga o Novo Centro Cultural Jardim Morada do Sol e a Concha Acústica, no Casarão Pau Preto e em shoppings e cinemas da cidade. E o melhor: os projetos são sempre gratuitos ou apenas com doação de produtos que são destinados a entidades carentes.
  
Esporte valorizado

Além de promover diversos projetos culturais, Indaiatuba também possui grande afinidade esportiva nos mais diversos campos, com uma população que gosta de praticar atividades ao ar livre, prestigia os grandes eventos esportivos e valoriza os programas oferecidos pela Prefeitura, como o programa Esporte Cidadão, o Projeto Lazer, para adultos e idosos, e o Esporte de Alto Rendimento, que apoia os atletas de Indaiatuba em competições regionais, nacionais e internacionais. No Esporte Cidadão, são oferecidas 22 modalidades esportivas, que vão dos tradicionais futebol e natação até opções como rugby e jiu-jitsu, que atendem crianças e jovens entre 6 e 17 anos. Atualmente, oito mil alunos fazem parte do Esporte Cidadão. O município também é contemplado pelo Programa Bolsa Atleta, do Ministério do Esporte.


Para o Secretário Municipal de Esportes, Humberto Panzetti, os investimentos no esporte refletem na formação do cidadão e na sua postura perante a sociedade. "Nosso objetivo não é só proporcionar bem-estar e saúde, mas ajudar a fomentar, por meio do esporte, valores que são fundamentais para a formação dos futuros cidadãos, como trabalho em equipe, determinação, respeito, ética e disciplina", afirma Panzetti.

Segundo o secretário, o Parque Ecológico é o ponto preferido da população que aprecia esportes ao ar livre. O local possui grande extensão para o lazer esportivo, seja na pista de cooper, na ciclovia, na pista de skate, na pista de bicicross e nas academias ao ar livre para a terceira idade, entre outros ambientes. Tudo isso para o bem-estar e a saúde da população.



Nenhum comentário:

Postar um comentário