segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Educação alinhada ao desenvolvimento de Indaiatuba

Qualidade da educação do município é referência na RMC e cursos profissionalizantes atendem à demanda do mercado

Destaque pelos índices de desenvolvimento e qualidade de vida, Indaiatuba também se evidencia quando o assunto é educação. No mês passado, foi divulgado o Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) 2013, no qual a cidade alcançou a meta de 6.3 (o índice vai de 0 a 10), ficando  acima da média nacional, que foi de 5.2. O Ideb é obtido pelas notas do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e pela taxa de aprovação percentual.

Outro indicador favorável ao ensino da cidade é o Selo Município Livre do Analfabetismo, concedido pelo Ministério da Educação, com base nos dados do Censo Demográfico do IBGE de 2010. Indaiatuba atingiu mais de 96% de alfabetização. Para alcançar esses resultados, a Prefeitura aplica, em média, 28% do orçamento municipal no setor. “Em razão do desenvolvimento de nossa cidade, a Rede Municipal de Ensino não para de crescer e por isso sempre estamos investindo na educação para oferecer ensino de qualidade”, declara Rita de Cássia Transferetti, Secretária Municipal de Educação.

Com um corpo de profissionais capacitado e com condições de trabalho favoráveis em cada campo de atuação, a educação municipal resulta em índices  de aproveitamento  e rendimento  escolar muito bons. O número de escolas tem sido ampliado anualmente, e o percentual de crianças matriculadas em creches já ultrapassou os índices do Plano Nacional de Educação para os próximos dez anos. Indaiatuba possui 21.934 alunos matriculados em 79 escolas municipais e 21 estaduais.

Muitos estudantes são novos moradores

No Colégio Objetivo Indaiatuba, 27% dos alunos novos matriculados esse ano pertencem a famílias que acabaram de se mudar para a cidade. Esse é um fato que se repete anualmente, sempre em um movimento crescente, segundo a diretora do Objetivo, Loide Rosa. “Por ser uma cidade em constante crescimento, com boas oportunidades de emprego e excelente para morar, muitas famílias escolhem viver aqui", afirma Loide.

As boas perspectivas de trabalho na cidade e região também são importantes para os jovens que entram na universidade. De acordo com a diretora do Objetivo Indaiatuba, muitos de seus ex-alunos acabam se empregando nas grandes multinacionais da região após se formarem na universidade.

Cursos específicos
Indaiatuba oferece cursos profissionalizantes para formação de mão de obra para atuar nas empresas instaladas no município, inclusive no Aeroporto de Viracopos. No mês de agosto, formaram-se as primeiras turmas no curso de Agente de Operações em Comissaria e Agente de Aeroporto. Os dois cursos são oferecidos gratuitamente pela FIEC (Fundação Indaiatubana de Educação e Cultura) com verba do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego).
Na Fatec, a Faculdade de Tecnologia de Indaiatuba, o curso de Logística Aeroportuária existe há cinco anos e tem grande procura. Recentemente foram implantados os cursos de Tecnologia em Gestão de Serviços e Comércio Exterior, duas áreas muito promissoras na RMC. "Temos um índice de 93% de empregabilidade de nossos alunos após um ano de formados", conta o professor Luiz Antonio Daniel, diretor da Fatec.
A educação é a base para o crescimento e desenvolvimento de uma nação, e Indaiatuba está fazendo sua parte para oferecer uma educação de qualidade para as crianças e os jovens que participarão da construção do futuro do país.


Nenhum comentário:

Postar um comentário