quinta-feira, 26 de junho de 2014

EVENTO: Dia da Comunidade Japonesa no CIAEI

A ACENBI (Associação Cultural e Esportiva Nipo-Brasileira de Indaiatuba) celebrou, em parceria com a Prefeitura Municipal de Indaiatuba, o Dia da Comunidade Japonesa do município, no último domingo (dia 22 de junho). As festividades,  aconteceram noCiaei (Centro Integrado de Apoio à Educação de Indaiatuba), na Sala Acrísio de Camargo.

A programação contou com as tradicionais manifestações da cultura japonesa como a dança, canto, tambores e exposição. Esta é mais uma oportunidade para as famílias apreciarem as apresentações culturais promovidas pela ACENBI no município.

Nesse ano, participaram das festividades do Dia da Comunidade Japonesa os alunos da EMEB Miyoji Takahara, EMEB Osório Germano e Silva Filho e Escola de Língua Japonesa da ACENBI, além dos grupos de dança da ACENBI e da Associação Nipo-Brasileira de Salto.

O evento contou ainda com duas atrações especiais: o grupo de taiko Kawasuji Seiryu Daiko, de Atibaia, e o grupo Todos Nós, liderado pelo cantor Pedro Mizutani, de Piracicaba (SP).

Lei aprovada em 2010

O Dia da Comunidade Japonesa foi instituído por lei aprovada pela Câmara dos Vereadores de Indaiatuba em 2010, cujo projeto tem a autoria do vereador Fábio Marmo Conte. A partir de 2011, a data passou a ser comemorada anualmente em junho, em referência ao mês da data oficial do início da imigração japonesa no Brasil (18 de junho).

Em Indaiatuba, foi registrada oficialmente a chegada do primeiro imigrante japonês em 1935. Trata-se de Nakaji Gomassako, que veio com a família para cultivar algodão na Fazenda Pimenta.

No Brasil, a imigração japonesa começou em 1908, quando chegou o primeiro grupo de imigrantes no navio Kasato Maru, no porto de Santos (SP).

Exposições

Uma delas é constituída de obras de arte elaboradas pelos alunos da EMEB Osório Germano e Silva Filho sobre as diferentes modalidades esportivas. A temática tem como destaque o beisebol e o futebol.

A outra mostra traz maquetes de templos, santuários, castelos e monumentos cedidos pelo Consulado do Japão de São Paulo. São seis peças ricas e delicadas que reproduzem em detalhes essas construções antigas.

As maquetes, que estão sendo exibidas pela primeira vez em Indaiatuba, fazem parte do material utilizado pelo Consulado para a divulgação da cultura japonesa.

Entre as obras, destaca-se a reprodução do santuário xintoísta Itsukushima, localizado na ilha do mesmo nome na província de Hiroshima. Construído no século VI, é considerado um dos templos mais belos do mundo.

Outra obra que costuma emocionar o público é a maquete do Memorial da Paz de Hiroshima (Gembaku). O monumento está localizado a poucos metro do lugar considerado o epicentro da explosão atômica de 6 de agosto de 1945. O prédio é um dos poucos que mantiveram suas estruturas até hoje.

Sobre a ACENBI

Sediada em Indaiatuba (região metropolitana de Campinas, SP), a ACENBI é uma associação sem fins lucrativos fundada por imigrantes japoneses em 1947. Sua principal finalidade é a preservação e a divulgação da cultura nipo-brasileira. A preservação da cultura de respeito aos idosos é outra tônica da entidade, que é mantenedora da escola Nitigo Gakko e abriga a escola de educação infantil Miyoji Takahara, em parceria com a prefeitura de Indaiatuba.

Em sua sede de campo, na rua Chile, a ACENBI conta com campos de beisebol e softbol (versão mais leve do beisebol), quadras de gatebol (jogo semelhante ao críquete e apropriado para a terceira idade) e quadras de tênis de campo, além de piscina e área de lazer. Na sede social, na rua Humaitá, a entidade mantém auditório, salas de reunião, salas de ensaio e salas de aula para cursos diversos.

As atividades da ACENBI são abertas a todos os interessados. Veja mais detalhes no website da entidade: www.acenbi.org.br

Serviço:
Ciaei – Av. Fábio Barnabé, 3.665 – Jardim Regina




































































Nenhum comentário:

Postar um comentário