quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

EDUCAÇÃO: Colégio Max Planck apresenta novo projeto pedagógico

Além do material, escola investirá em aulas complementares, projeto voltado ao esporte e educação financeira

O Colégio Max Planck apresentou para a imprensa, nesta quarta-feira, 15, seu novo projeto pedagógico, que inclui um novo material didático, que oferece um conteúdo completo e atualizado, e ainda um suporte online para aluno e professor. “Sabemos que nenhum material por si só garante um ensino de qualidade, porém uma organização da didática contribui muito com o professor na sua atuação”, salienta a diretora do Colégio, a professora Elizanita Cristina Pimentel.

À frente da direção pedagógica do Colégio Max Planck desde agosto do ano passado, a professora Elizanita, que pauta sua gestão em alguns princípios, considerou a mudança primordial para alcançar os resultados propostos. “Entendemos que a escolha do material didático permitirá colocar em prática parte do que gostaríamos, porque vem de encontro com o que estamos buscando, que é oferecer aos nossos alunos um aprendizado com características inovadoras, motivadoras e que possibilitem uma autonomia nos estudos”, salienta.

Ainda segundo a diretora o novo material, que é da editora Moderna, vem de encontro com a filosofia da instituição, que vê a escola como um espaço de tratamento, organização e mapeamento das informações, que são relevantes à construção de significados. Por isso, o material escolhido para cada segmento enfatiza contextualização e sistematização do conhecimento, contribuindo assim para que os alunos transformem informação em conhecimento. “Nesse processo, os alunos desenvolvem sua autonomia intelectual, tornando-se protagonistas do seu processo de aprendizagem e agentes transformadores de si mesmo e do mundo ao seu redor”, ressalta.

Mas as novidades não param por aí. Durante o encontro, a diretora também falou sobre o novo sistema de avaliação, que inclui provas colaborativas, o que permitirá maior integração entre as disciplinas. Os alunos do Ensino Médio passam a contar com o ENEM Max, um projeto que visa preparar o aluno para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), estimulando-o e capacitando-o para a realização da prova.

O projeto que entra em vigor já neste ano letivo atenderá os alunos desde o 1º até o 3º ano do Ensino Médio e estudantes de outras escolas que tenham interesse, oferecendo aulas expositivas, simulados, leitura e interpretação de textos, livros e editoriais. “Muitas vezes o aluno se preparar o ano todo e na hora da prova não consegue ir bem por razões diversas. Vamos prepará-lo de forma que ele entenda como são apresentadas as questões do ENEM, para que tenha resistência física e psicológica, que o permita controlar seu tempo durante a avaliação, além de estimular seu senso crítico, característica importante não apenas para esta prova, como também para a vida profissional deste aluno”, destaca.

Já o Ensino Fundamental 2 – que vai do 6º ao 9º ano – terá, em sua grade curricular, aulas de interpretação e produção de textos, além do Projeto Max Esportes, que será realizado em parceria com a Faculdade de Educação Física da Max Planck, sob a orientação do coordenador do curso, o professor Pedro Luiz Bulgarelli, e oferecerá aulas de esportes fora do horário de aula, para alunos do Colégio e também da comunidade. “A proposta é auxiliar no processo educacional, por meio da prática esportiva, criando uma cultura de respeito ao próximo, responsabilidade social e disciplina”, afirma o coordenador.

O Max Esportes será aberto ao público de acordo com a disponibilidade de vagas. A princípio serão abertas seis turmas: duas de Handball masculino, e uma feminina, duas de Futsal masculino e uma de Futsal feminino. As aulas terão início no dia 27 de janeiro e as vagas remanescentes serão abertas à comunidade a partir do dia 3 de fevereiro.

Outra novidade é a inclusão da disciplina de Educação Financeira desde o 1º ano do Fundamental 1 até o último ano do Ensino Médio. “Precisamos ensinar nossas crianças e jovens para que, no futuro, administrem o orçamento pessoal com sucesso, o que ainda é um desafio para muitos adultos. Por isso, vamos ensiná-los a lidar com dinheiro desde os primeiros anos da infância” salienta o diretor da Faculdade Max Planck, Pedro Stávale Junior.

O Colégio Max Planck, que ainda está com matrículas abertas para vagas remanescentes, está localizado à avenida Nove de Dezembro, 460, Jardim Leonor. Mais informações pelo telefone (19) 3885 9900.

FOTOS: O coordenador do curso de Educação Física, Pedro Luiz Bulgarelli; a diretora do Colégio Elizanita Cristina Pimentel; e o diretor da Faculdade Max Planck, Pedro Stávale Junior




 Fotos cedidas pela Samanta de Martino Gestora de comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário