quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Festival do “moti tsuki” preserva tradição milenar do Japão em Indaiatuba



Festival do “moti tsuki” preserva tradição milenar do Japão em Indaiatuba

Ritual envolve muitas pessoas, que se revezam no trabalho, simbolizando a união e o esforço em grupo


Akifiko Morita demonstra o uso do pilao para socar moti

Apos a socagem, os bolinhos de moti sao montados

Flagrante de moti tsuki realizado na ACENBI em 2000
Créditos! fotos cedidas pela assessoria de imprensa do Nipo.


A Associação Cultural, Esportiva Nipo-Brasileira de Indaiatuba (ACENBI) promoveu no último sábado (14) em sua sede social (rua Humaitá) o tradicional “moti tsuki”. Trata-se de um dos festivais mais importantes de fim de ano da cultura japonesa.

O “moti tsuki” é uma espécie de ritual de preparo artesanal do moti, um bolinho de arroz conhecido também como “bolinho da prosperidade”. As famílias se reúnem em volta de um pilão para socar um arroz especial e produzir o moti. Esse é um importante ingrediente para as celebrações de ano novo.

Portanto, o “moti tsuki’ acontece tradicionalmente no dia 31 de dezembro. “Na ACENBI, antecipamos um pouco a data desse evento porque as famílias têm seus próprios afazeres nesse último dia do ano”, explica o presidente da entidade, Akifiko Morita.

Mantendo a tradição

Antigamente, a maioria das famílias realizava o “moti tsuki” em suas residências usando um pilão de madeira. Hoje, poucas famílias mantêm essa tradição e a madeira do pilão passou a ser substituída por outros materiais, como o mármore. “Entre os nossos associados, temos algumas famílias que ainda preparam o moti artesanalmente no dia 31 de dezembro”, revela Morita.

No Japão, sabe-se que o festival está desaparecendo aos poucos nas grandes cidades e as famílias passaram a comprar o moti industrializado para as celebrações. Em muitas localidades brasileiras, as famílias nikkeis (de origem japonesa) costumam se reunir em associações para realizar o “moti tsuki”, a exemplo da ACENBI.

Segundo Akifiko Morita, a celebração do “moti tsuki” é uma forma de manter a tradição da cultura japonesa entre as famílias dos associados. Em sua família, o “moti tsuki” na véspera do ano novo foi mantido enquanto seus pais, imigrantes japoneses, eram vivos.

Preparo

O “moti” é preparado com um arroz especial, mais duro que o arroz comum. Este deve ser colocado de molho na água durante um dia e depois cozido no vapor.

A socagem no pilão representa uma das fases mais interessantes do ritual. Ela é feita com uma espécie de marreta de madeira. Socar o moti requer uma certa habilidade e coordenação por parte dos participantes. Enquanto uma pessoa soca, outra deve borrifar água e virar o arroz durante o intervalo da socagem. Isso serve para o arroz não grudar no bastão e no pilão.

Geralmente, o ritual da socagem do moti envolve muitas pessoas, que se revezam no trabalho. Essa participação tem a simbologia da união e do esforço das pessoas.

O moti fica pronto quando a pasta de arroz se transforma em uma massa lisa e firme. A partir daí, a massa é cortada em bolinhos, que são enrolados e farinhados com amigo de milho, em tamanhos variados conforme a sua utilização.

Nesse ano, a ACENBI preparou o moti com cerca de 60 quilos de arroz especial. Os bolinhos são embalados em saco plástico e distribuídos para as famílias associadas. O alimento pode ser congelado e consumido muitos dias depois.

O “moti tsuki” no último dia do ano tem a finalidade de produzir o moti para se fazer o “ozooni” (veja abaixo), uma das principais simbologias da culinária japonesa do Ano Novo. O moti é utilizado ainda para oferecer aos altares budistas. “Os japoneses costumam colocar o moti sobre as máquinas agrícolas e em outros locais onde exercem as atividades econômicas, como forma de agradecimento”, explica o presidente da ACENBI.

Ozooni

O ozooni é uma sopa de moti servida no Ano Novo. Segundo a tradição japonesa, quem tomar essa iguaria vai ter muita sorte no ano que se inicia.

Os mais antigos recomendam que essa seja a primeira refeição no ano. Dizem que o consumo do “ozooni” traz saúde, felicidade, paz e prosperidade.

Existem diferentes versões dessa sopa de acordo com cada região do Japão. Entretanto, em sua receita básica vão caldo de peixe, algas e, logicamente, o moti.

Consumo

Além do “ozooni”, o moti pode ser consumido de muitas outras formas. Os bolinhos podem ser servidos puros, recheados com "anko" (doce de feijão azuki), ou ainda fritos e grelhados com molho de soja e açúcar. Outra variação é o "oshiruko" (sobremesa de azuki cozido com açúcar com moti).

Apesar de sua simbologia especial nas cerimônias de fim de ano, o moti é utilizado também em outras cerimônias e ainda consumido o ano todo. Entretanto, os produtos encontrados nas lojas são geralmente industrializados, e não artesanais.

Símbolos e tradições

O Ano Novo está entre as celebrações mais importantes da cultura milenar do Japão. No final do ano e no início do ano, os japoneses cultuam uma série de tradições constituídas de símbolos, rituais, superstições, religiosidade, festivais, eventos e gastronomia.

A ACENBI promove anualmente, além do "moti tsuki", o “bonenkai” e o “shinenkai”. O primeiro é a festa de encerramento do ano e o segundo, a cerimônia de boas-vindas ao ano que começa.

Sobre a ACENBI

Sediada em Indaiatuba (região metropolitana de Campinas, SP), a ACENBI é uma associação sem fins lucrativos fundada por imigrantes japoneses em 1947. Sua principal finalidade é a preservação e a divulgação da cultura nipo-brasileira. A preservação da cultura de respeito aos idosos é outra tônica da entidade, que é mantenedora da escola de língua japonesa Nitigo Gakko e abriga a escola de educação infantil Miyoji Takahara, em parceria com a prefeitura de Indaiatuba.

Em sua sede de campo, na rua Chile, a ACENBI conta com campos de beisebol e softbol (versão mais leve do beisebol), quadras de gatebol (jogo semelhante ao críquete e apropriado para a terceira idade) e quadras de tênis de campo, além de piscina e área de lazer. Na sede social, na rua Humaitá, a entidade mantém auditório, salas de reunião, salas de ensaio e salas de aula para cursos diversos.

As atividades da ACENBI são abertas a todos os interessados.

Mais informações para a imprensa:
Mário Takeshi Alexandre – Relações Públicas da ACENBI
Tel.: 19-9-8373-6055 (TIM)
Nextel: 7829-0928
ID: 42*202915


Nenhum comentário:

Postar um comentário