sexta-feira, 9 de junho de 2017

Prefeitura comemora Dia da Comunidade Japonesa com evento gratuito

No dia 18, público poderá apreciar apresentações de dança, canto, música e exposições


A Prefeitura de Indaiatuba e a Secretaria de Cultura com parceria da Acembi (Associação Cultural, Esportiva Nipo-Brasileira de Indaiatuba) promoverão evento aberto ao público, gratuito, que celebra o Dia da Comunidade Japonesa, no domingo (18), das 15h00 às 18h00, no Ciaei (Centro Integrado de Apoio à Educação de Indaiatuba). A data festiva, que é parte do calendário oficial da cidade, marca também o Dia da Imigração Japonesa, conforme a Lei Municipal nº 6.357 instituída em 2014. 
Em coletiva de imprensa realizada nesta quarta (7), os diretores da entidade apresentaram as atrações desta edição, que contam com a participação de alunos da EMEB Miyoji Takahaha e da Escola de Língua Japonesa da Acembi (Nittigo-Gakkô), de praticantes da arte marcial kendô, de grupos de dança da Acembi e da Associação Nipo-Brasileira de Salto e do grupo de taikô da Acembi. Completa a programação o show do cantor Luis Yabiku, de Campinas. 
Além disso, o público poderá apreciar no saguão do Ciaei exposição de origami (dobraduras artísticas de papel), ikebana (arranjos artísticos de flores, ramos e galhos naturais) e de mostra preparada pelos alunos da Emeb Osório Germano e Silva Filho com tema relacionado à cultura japonesa. Haverá sorteios de prêmios durante o evento.

DIA DA COMUNIDADE

O Dia da Comunidade Japonesa foi instituída por lei aprovada pela Câmara dos Vereadores de Indaiatuba em 2010. Em 2014, a comemoração dessa data foi unificada com o Dia da Imigração Japonesa após a aprovação, pela Câmara, de projeto de lei de autoria do vereador Massao Kanesaki.  
A comemoração acontece anualmente no terceiro domingo de junho e faz parte do calendário de eventos do município. O mês de junho faz alusão à chegada do primeiro grupo de imigrantes japoneses ao Brasil, no dia 18 de junho de 1908, no porto de Santos. O primeiro imigrante japonês a chegar a Indaiatuba foi Nakaji Gomassako, em 1935.

SOBRE A ACENBI

Sediada em Indaiatuba (região metropolitana de Campinas, SP), a Acembi é uma associação sem fins lucrativos fundada por imigrantes japoneses em 1947 (comemora-se em 2017 os 70 anos de sua fundação). Sua principal finalidade é a preservação e a divulgação da cultura nipo-brasileira. A preservação da cultura de respeito aos idosos é outra tônica da entidade, que é mantenedora da escola Nitigo Gakko e abriga a escola de educação infantil Miyoji Takahara, em parceria com a prefeitura de Indaiatuba.
Em sua sede de campo, na rua Chile, a ACENBI conta com campos de beisebol e softbol (versão mais leve do beisebol), quadras de gueitebol (jogo semelhante ao críquete e apropriado para a terceira idade) e quadras de tênis de campo, além de piscina e área de lazer. Na sede social, na rua Humaitá, a entidade mantém auditório, salas de reunião, salas de ensaio e salas de aula para cursos diversos.
As atividades da Acembi são abertas a todos os interessados. Veja mais informações no website da entidade: www.acenbi.org.br

SERVIÇO

CIAEI (Centro Integrado de Apoio à Educação de Indaiatuba)
Av. Fábio Barnabé, 3665, Jardim Regina, Indaiatuba

Foto: Giuliano Miranda RIC/PMI

Nenhum comentário:

Postar um comentário