quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

NOVO CENTRO OBSTÉTRICO DO HAOC SERÁ INAUGURADO DIA 16 DE FEVEREIRO

Nova estrutura possibilita presença de acompanhantes e doulas

A Prefeitura de Indaiatuba, o Hospital Augusto de Oliveira Camargo (HAOC) e a Fundação Leonor de Barros Camargo (FLBC), inauguram dia 16 de fevereiro, às 11h, o novo Centro Obstétrico, espaço destinado para acompanhamento e realização do parto em três etapas, conhecidas como PPP: pré-parto, parto e pós-parto. A Prefeitura investiu R$ 350 mil para aquisição de equipamentos médicos, cirúrgicos e mobiliário, e o Hospital construiu o novo centro em uma área do pátio interno do Hospital com 231 metros quadrados, com sala de recepção, três salas pré-parto, parto e pós-parto. 

O prefeito Nilson Gaspar (PMDB) explica que a inauguração cumpre mais um compromisso assumido, de intensificar o cuidado e a humanização no momento do parto. “Com essa nova estrutura, a gestante pode contar com um acompanhante, inclusive da doula. Nosso trabalho em parceria com a diretoria do Haoc é garantir um parto humanizado e respeitar a vontade da mulher de ter um acompanhante de sua escolha durante o trabalho de pré-parto e parto”, comenta ele.

Com o Centro Obstétrico é possível que a gestante seja acompanhada por um familiar desde o pré-parto até o pós-parto imediato, promovendo um ambiente com privacidade, tranquilo e seguro para a parturiente e seu acompanhante. O conceito abrange protocolos que vão desde a admissão da gestante no Centro Obstétrico, o momento do parto e logo após o nascimento do recém-nascido, realizar contato pele a pele e incentivar o aleitamento materno. Após a realização destes três ciclos, mamãe e bebê são encaminhados para a maternidade, onde permanecem pelo tempo necessário para a alta clínica.  

O Centro abrigará cinco quartos PPP com banheiro, posto de enfermagem, conforto médico, sala de espera, sala de parto cirúrgico e parto normal e sala de avaliação e recepção de recém-nascidos. O espaço conta ainda com expurgo, depósito de material de limpeza e banheiros para funcionários. A interligação entre o Centro Cirúrgico e Centro Obstétrico é ao lado da sala de parto cirúrgico e parto normal. O local conta com piso vinílico, portas e janelas em alumínio com pintura eletrostática branca, pintura das paredes em acrílico semi brilho e bancadas e pias de inox e granito. O HAOC investiu para a realização desta etapa R$ 550 mil.

 

O Centro Obstétrico conta com salas equipadas para os partos e sala de recuperação para acolher as mães. Os bebês terão uma sala de rotinas, o primeiro banho e a pesagem, além dos outros cuidados necessários. 

Em 2016, foram realizados 2010 partos na maternidade do Haoc, 909 foram partos normais e 1101 cesáreas, atendimentos do SUS, Convênios e particulares, uma média mensal de 75 partos normais e 91 cesáreas. 

 

Homenagem

O Centro Obstétrico receberá o nome de “Maria Carolina Ambiel” em homenagem à enfermeira e parteira que trabalhou em Indaiatuba no início do século passado. Segundo registros do Centro de Memória da Colônia Helvetia, Maria Carolina acompanhou ou executou mais de 2 mil partos normais. O nome da enfermeira/parteira foi analisado e aprovado pelo Conselho Consultivo e Conselho Administrativo da Fundação Pró-Memória de Indaiatuba e foi uma indicação do gabinete do vereador Alexandre Peres. 

Maria Ambiel, como era conhecida, nasceu em Indaiatuba no dia 12 de fevereiro de 1895 e faleceu no dia 27 de novembro de 1973, também em Indaiatuba, onde morou a vida toda. Solteira, filha de Anton Ambiel e Tereza Amstalden Ambiel estudou enfermagem no Hospital Santa Catarina, em São Paulo e atuou em Indaiatuba como parteira, principalmente na zona rural, sem nada cobrar pelo seu trabalho.

Além de atender as parturientes, Maria Ambiel costurava e bordava enxovais, que doava para as mulheres carentes.  Atualmente o Centro de Memória da Helvetia guarda em seu acervo essas toalhas – algumas usadas na Igreja da comunidade - e vários instrumentos que ela usou como parteira e enfermeira, incluindo vidros de remédios. 

Maria Ambiel anotou em um diário os partos que participou, registrando o nome da criança e, em alguns casos, o presente que ganhou pelo dedicado serviço prestado: frutas, galinhas e às vezes uma compota de doces.

 

FOTOS: Eliandro Figueira RIC/PMI

Nenhum comentário:

Postar um comentário