segunda-feira, 12 de setembro de 2016

SETEMBRO DOURADO COMEÇA COM DUAS PALESTRAS

CMDI criou programação voltada para comemorar direitos dos idosos



O Conselho Municipal dos Direitos dos Idosos (CMDI), ligado a Secretaria Municipal da Família e do Bem Estar Social de Indaiatuba realizou no dia 1º de setembro, abertura oficial do evento chamado “Setembro Dourado”, que prevê programação durante todo o mês para comemorar os direitos do idoso. O primeiro dia teve a palestra sobre direito dos idosos com a advogada da Faculdade de Direito da Max Planck Lana Biletsky e empoderamento da pessoa idosa com o psicólogo Giovani Vendramini Alves. Durante todos o mês de setembro, o CMDI promoverá palestras, apresentações culturais, caminhada contra a violência e abandono, simpósio sobre do Alzheimer da Abraz (Associação Brasileira de Alzheimer), musicoterapia e encerramento com o baile no Sesi. Todos os eventos são abertos a população.
O presidente do CMDI, o advogado Ricardo Bueno Reis explicou que o dia 1º de outubro foi declarado como dia mundial da pessoa idosa e que o Brasil, hoje tem hoje, 60 milhões de pessoas acima de 60 anos. “Hoje ocupamos a sexta posição do país mais longevo do mundo, para cada 100 jovens temos 50 são pessoas maiores de 60 anos. Estamos comemorando os avanços, mas precisamos ficar atentos e respeitar os direitos desta pessoa que tanto contribuiu para nossa sociedade, não esquecer que ele tem direito a ter acesso a todos os serviços e com dignidade.
Ricardo destacou mais uma vez que parte da população brasileira tem um parente em idade avançada. “Muitas vezes, a pessoa idosa se depara com problemas de saúde, abandono e maus tratos”.
O secretário da Família e do Bem Estar Social Luiz Henrique Furlan, que representou o prefeito em exercício Antônio Carlos Pinheiro destacou que a sociedade está envelhecendo e é necessário que os idosos conheçam os seus direitos. “O município de Indaiatuba não é uma cidade pautada apenas para a construção de edifícios, mas sim no desenvolvimento de ações e atividades voltadas para o ser humano. A nossa população está envelhecendo e temos o dever de chamar a atenção para a questão do idoso e quais são as leis de proteção e também as doenças ligadas a idade”.
O Setembro Dourado é um mês de comemoração aos Direitos do Idoso com programação aberta à população”.
Antes das palestras, houve a apresentação das integrantes do grupo da 3ª idade “Vivendo e Aprendendo”, Odília, Cida, Ester e Paula, que fizeram uma apresentação com dança sobre circo. As integrantes já haviam participado da gincana cultural do Funssol, realizado dia 25 de agosto, no Ciaei.
No dia 03/09/2016 (Sábado), às 10h, houve apresentação cultural no Lar dos Velhos Emmanuel, Rua Pedro Gonçalves, 106 - Jardim Pau Preto com apresentação: - Invernada Adulta do CTG Tropeiros de Indaiá - Mágico Danilo Ulian.
A programação do Setembro Dourado continua:
1ª Caminhada Contra Violência e abandono
Data: 11/09/2016 (domingo) horário: 8h
Saída: Praça Rui Barbosa
Chegada: Em frente ao Museu Ferroviário (Estação)
Apresentação cultural no Cecal
Data: 16/09/2016 (sexta-feira), horário: 14h30
Apresentação: - Musical do curso de violão da Secretaria de Cultura
Local: CECAL - Centro de Convivência Amor Sem Limites
Rua Antônio Brunetti, n° 590, Jd. Morada do Sol
Simpósio da ABRAz - Associação Brasileira de Alzheimer- 
Data: 21/09/2016 (quarta-feira) horário: 8h30 às 12h
Tema: «Meus pais envelheceram. E agora com cuidar deles? »
Local: Auditório Municipal, Av. Eng. Fábio Roberto Barnabé, 2.800 - Jd. Esplanada II
Palestras: - «Os diversos níveis de complexidade do cuidado» -  com Mariana Bianchi, Enfermeira
- «Centro Dia - Moradia Assistida» -  com a Dra. Maria Elena Guariento, Geriatra
- «ILPI» -  com a Dra. Paola Canineu, Geriatra
- «Home Care» -  com Julimar Fernandes, Enfermeiro
- «Hospice» -  com a Dra. Maria Elena Guariento, Geriatra
A Arte da Vida – ABRAz
Data: 24/09/2016 (Sábado) horário: 8h30 ÀS 11h30
Local: Casarão Pau Preto, Rua Pedro Gonçalves, n°. 477 - Centro
Oficina: - Musicoterapia para idosos com diagnóstico de perda de memória e Alzheimer - com a Musicoterapeuta Talita Ribeiro Passoni
- Roda de conversa com cuidadores e familiares - com o Dr. Giovanni Vendramini Alves, Psicólogo
24ª Festa do Idosos -
7- Data: 24/09/2016 (sábado) -Horário: 13h –
Local: SESI, Av. Francisco de Paula Leite, n°. 2701 - Jd. Califórnia

FOTOS: Eliandro Figueira SCS/PMI


Nenhum comentário:

Postar um comentário