quarta-feira, 21 de setembro de 2016

Dia Mundial do Alzheimer é lembrado com dois eventos em Indaiatuba

Abraz reforça trabalho sobre Alzheimer com dois eventos
Entidade promoverá Fórum sobre Envelhecimento e dinâmicas vivenciais para pacientes e cuidadores
Setembro é um mês especial para a sub-regional de Indaiatuba da Associação Brasileira de Alzheimer (Abraz). A entidade realizará dois eventos gratuitos a fim de reforçar a conscientização de familiares e profissionais. Em 21 de setembro, Dia Mundial da Doença de Alzheimer, a Abraz realiza o Fórum “Meus pais envelheceram. E agora, como cuidar deles?”, com uma série de palestras. No dia 24, será realizado o evento “Arte da Vida”, com dinâmicas vivenciais em grupo, envolvendo idosos com diagnóstico de perda de memória e Alzheimer.
A presidente da Abraz Indaiatuba, a médica geriatra Celene Queiroz Pinheiro de Oliveira, explica que o mês de setembro sempre tem uma programação diferenciada para a entidade. “Todos os meses fazemos as reuniões voltadas para familiares e cuidadores, mas em setembro, devido ao Dia Mundial da Doença de Alzheimer, nos aprofundamos em determinados temas”, declara. “Teremos vários especialistas fazendo palestras no fórum e todos estão convidados a participar.”
O Fórum “Meus pais envelheceram. E agora, como cuidar deles?” será realizado no dia 21 de setembro, quarta-feira, das 8h às 12h, no Anfiteatro da Prefeitura. As inscrições serão feitas no local do evento, às 8h.
A abertura do Fórum ocorrerá às 8h30, com discurso da presidente da Abraz Indaiatuba, que abordará o envelhecimento populacional bem como a Doença de Alzheimer e os modelos de atenção.
Às 8h50, será a vez da enfermeira especialista em geriatria Mariana Bianchi falar sobre “Níveis de Complexidade no cuidado com o idoso”, abordando conceitos de autonomia, independência, dependência e capacidade funcional.
Na sequência, serão apresentados os modelos de atenção ao idoso. Às 9h10, a médica e docente de Clínica Médica da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) Dra. Maria Elena Guariento abordará o tema “Moradia Assistida”. Às 9h30, a médica geriatra Dra. Paola Canineu falará a respeito do “Centro Dia” e “ILPI - Instituição de Longa Permanência para Idosos”.
Às 10h10, será feito o coffee break e visita aos estandes de parceiros do evento. As palestras serão retomadas às 10h30, com o tema “Home Care”, com o enfermeiro especializado em Serviço de Atendimento Domiciliar Julimar Fernandes. Às 10h50, Dra. Maria Elena Guariento volta a fazer uma nova exposição, desta vez sobre o tema “Hospice”.
Estão programados ainda um debate e mesa-redonda entre todos os participantes, das 11h10 às 11h50.
Vivências
Além do Fórum, a Abraz promoverá no dia 24 de setembro, um sábado, o evento “A arte da vida”, das 9h às 11h30, no Casarão Pau Preto. O evento consistirá em dinâmicas vivenciais em grupos, envolvendo idosos com diagnóstico de perda de memória e Alzheimer, e cuidadores. Será necessária inscrição prévia pelo telefone 3328-4285.
Os participantes pré-inscritos serão recepcionados às 9h. Às 9h30, a especialista Talita Ribeiro Passoni desenvolverá uma sessão de musicoterapia. Em seguida, o psicólogo Giovanni Vendramini Alves fará uma roda de conversa com cuidadores e familiares, a fim de promover uma troca de experiências entre os participantes. O evento terminará às 11h, com uma confraternização.
Os eventos realizados pela Abraz neste mês de setembro contarão com os seguintes patrocinadores: Apsen Farmacêutica, Benveni Residencial para Idosos, Conviva Day Care, Laboratório Edna Jaguaribe, Home Angels, Libbs, Torrent Pharma, Vita Migliore Home Care e Ymunomaster. As ações têm ainda o apoio da Prefeitura de Indaiatuba, Faculdade Anhanguera e Artoni Produções Gráficas.


Entidade
A sub-regional de Indaiatuba da Abraz foi fundada em 2004 e desde então atua no apoio e suporte de familiares e cuidadores de idosos com demências. As palestras informativas são realizadas toda primeira segunda-feira do mês, ministradas por profissionais respeitados em suas especialidades. Saiba mais em: facebook.com/abrazindaiatuba.


SERVIÇO
Fórum “Meus pais envelheceram. E agora, como cuidar deles?”
Data: 21 de setembro, quarta-feira, das 8h às 12h
Local: Anfiteatro da Prefeitura – Av. Eng. Fábio Roberto Barnabé, 2.800, Esplanada 2.
*Inscrições serão feitas no local do evento.


A arte da vida
Data: 24 de setembro, sábado, das 9h às 11h30
Local: Casarão Pau Preto – Rua Pedro Gonçalves, 477, Centro.
*Inscrições antecipadas pelo telefone 3328-4285.

Nenhum comentário:

Postar um comentário