segunda-feira, 23 de maio de 2016

Caminhada - Maio Amarelo

Concentração foi realizada em frente à Prefeitura 


A concentração foi realizada em frente ao Paço Municipal e contou com um aquecimento prévio, distribuição de camisetas, e os participantes ainda puderam aferir a pressão arterial com uma equipe de enfermeiros que estava no local. O deputado estadual Rogério Nogueira (DEM) participou da caminhada.
Como nos anos anteriores, o percurso de aproximadamente quatro quilômetros foi feito no entorno do Parque Ecológico, partindo da Prefeitura em direção à Fiec/Cepin, descendo pela rua Miguel Domingues e fazendo o retorno à Prefeitura pela avenida Fabio Ferraz Bicudo, onde fica a Pista de Skate.
A Secretaria de Obras e Vias Públicas, com equipes de trânsito, e a Secretaria da Saúde, deram apoio ao evento.

Maio Amarelo
Iniciado em Indaiatuba em 2014, pelo Observatório, o Movimento Maio Amarelo teve seu primeiro ano em 2014 trazendo para sociedade a seguinte proposta: chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortos e feridos no trânsito em todo o mundo.
Em 2015, segundo ano do movimento, o Maio Amarelo registrou números impressionantes. O número de países apoiadores do movimento saltou de 7 para 23 países, estando presente em todos os continentes. Foram mais de 700 organizações nacionais e internacionais não somente apoiando a causa, mas também promovendo a mobilização de seus colaboradores e suas cidades.
A escolha do mês de maio para marcar essa mobilização foi motivada pelo fato da Organização das Nações Unidas (ONU) ter instituído a Década de Ação para Segurança no Trânsito, num mês de maio, em 2011. A cor amarela foi escolhida por simbolizar Atenção no trânsito. E o laço remete e à preservação da vida, imagem que também é usada em diversos movimentos, com cores diferenciadas.
Com o mesmo princípio de outros movimentos como outubro Rosa e novembro azul, os quais, respectivamente, tratam dos temas câncer de mama e câncer de próstata, o Maio Amarelo também preza pela vida promovendo a conscientização e mobilização de toda a sociedade, porém dentro do cenário do trânsito que gera todos os anos um número de mortes tão alto quanto o de mortes relacionadas ao câncer.

Fotos: Eliandro Figueira  SCS/PMI



Nenhum comentário:

Postar um comentário