quarta-feira, 14 de outubro de 2015

76 MULHERES SÃO ATENDIDAS NO CAMINHÃO MAMA MÓVEL NO FERIADO PROLONGADO


Serviço atendeu as mulheres na UPA 24h, Jardim Brasil e Carlos Aldrovandi




A Prefeitura de Indaiatuba, por meio da Secretaria de Saúde, atendeu no sábado, dia 10, 40 mulheres na UPA 24 Horas no Mama Móvel - caminhão equipado para a realização de mamografia. Já na segunda-feira, dia 12, foram 11 pessoas no Jardim Brasil e 25 Carlos Aldrovandi. A ação faz parte das atividades para reforçar o Outubro Rosa e visa atender mulheres maiores de 40 anos que ainda não fizeram o exame de mamografia em 2015. Os exames acontecerão aos sábados até o dia 7 de novembro e serão realizados no caminhão. Qualquer mulher desta faixa etária pode fazer o exame, basta levar um documento com foto e cartão SUS. Além do Mama Móvel, as Unidades de Saúde realizarão atividades para lembrar o Outubro Rosa
O secretário de Saúde, Jose Roberto Stefani, compareceu à UPA e ressaltou que as mulheres que ainda não fizeram o exame devem aproveitar esta oportunidade. “Os exames serão entregues no Hospital Dia no prazo de um mês, após a realização. Os casos alterados terão consulta agendada com o médico mastologista da rede”.
A assessora da Secretaria de Saúde, Graziela Drigo Bossolan Garcia, explicou que segunda-feira, o caminhão atenderia os bairros Jardim Brasil, Aldrovandi e Itamaracá. “Tivemos uma grande demanda no Aldrovandi, aproveitamos para atender todas as mulheres interessadas e desmarcamos o Itamaracá.  As que procuraram o PSF do Itamaracá, entregamos uma senha com horário marcado para dia 26 de outubro, segunda-feira, período da tarde”.
Na UPA, no sábado estava aguardando para fazer exame Ana Maria P. de Martinez, 57, moradora do Jardim Belo Horizonte. Ela informou que há 8 anos não fazia exame de mamografia e neste período faltou aos dois agendamentos realizados pela rede. Ressaltou que sabe a importância do exame e por isso quando viu a notícia no jornal, foi até a UPA 24 Horas fazer o exame.
Outra senhora aguardando para ser atendida era Maria Aparecida de Freitas Taffe, 79 anos, moradora do Jardim Morado do Sol. Acompanhada por sua filha, ela informou que há muitos anos não fazia o exame. Sabe da importância da mamografia e vai fazer todos os exames preventivos. Ela explicou que sua irmã, mais nova e moradora de São Paulo foi diagnosticada com câncer de mama, já foi operada e tratada e está bem.
No próximo sábado, o caminhão atenderá na UBS II, CECAP e UBS IV, Jardim Morada do Sol.
A Saúde espera atender cerca de 400 mulheres no Mama Móvel, que é um serviço prestado pelo médico especialista em ginecologia e obstetrícia, Marcos Fernando de Oliveira Freitas e os exames serão pagos pelo SUS.
Em 2013, 5.318 mamografias, em 2014, Indaiatuba registrou 5.876 exames e 2015 foram 3.545 exames de mamografia. Entre as ações programadas pela Saúde, para todas as pacientes SUS, no decorrer do mês haverá palestras e ações em várias Unidades de Saúde.
Em 2015, 70 mulheres de Indaiatuba foram atendidas na rede e encaminhadas para Unicamp (que estão com câncer após biópsia e diagnóstico) feitas pelo mastologista do Hospital Dia Dr. André Besuó Bueno Oliveira.
MORTES
Em 2014, 16 pessoas faleceram com neoplasia maligna da mama; em 2013, 09 pessoas; e 14 pessoas faleceram em 2012 com a doença.
Confira os locais do caminhão Mama Móvel em Indaiatuba e ações do Outubro Rosa
De 10 a 31 de outubro, na UPA 24 Horas, Jardim Morada do Sol - Terá orientações, conscientização e sensibilização da equipe, distribuição de panfletos, acolhimento e Educação em Saúde, direcionada para mulheres, demonstrativo prático, autoexame da mama (aos sábados). O evento da UPA tem apoio da Faculdade Anhanguera e FIEC.
Dia: 17/10 (sábado) – na UBS II - Cecap – das 8h às 12h – O caminhão Mama Móvel atenderá mulheres já agendadas.
Das 8h ás 11h UBS II (Cecap) - A equipe da UBS II preparou uma programação especial para os moradores e usuários da Unidade. A abertura oficial do evento será às 8h; às 8h30 palestra com a médica Dra. Alessandra que falará sobre a importância dos exames preventivos sobre câncer de mama e colo de útero; às 9h palestra com o médico oncologista Dr. Fabricio Colli Badino; 9h30 coffe break. Também haverá apresentações artísticas, exposições entre outras. As enfermeira farão orientações sobre o auto exame e distribuição de brindes.
Dia: 17/10 (sábado) – UBS IV Jardim Morada do Sol 13h ás 16hs -  Além do caminhão Mama Móvel, a equipe da UBS IV oferecerá um Café da Manhã para as mulheres, haverá coletas de Citologia Oncótica, exames de Mamografia no período da tarde, palestra sobre saúde da mulher, atendimento ginecológico com o Dr. Antônio Botossi (manhã) e realização ECG.
Dia 22/10 (quinta-feira) - 7h30 – UBS Central (IX) Café da Manhã Rosa (café comunitário, palestras e informativos)
Dia 23/10 (sexta-feira) - UBS João Pioli – palestras sobre câncer de mama e apresentação de vídeo para as mulheres
Dia 23/10 (sexta-feira) - das 8h às 11h - Hospital Dia –
A programação 8h às 8h30 – Sexualidade na terceira Idade - Dra. Vanessa M. C.R. Gubel – Medica Geriátrica; 8h30 9h - Câncer e Mama Prevenção ao tratamento com o médico cirurgião e oncologista Fabricio Colli Badino; 9h às 9h30- Alimentação de Câncer - Carolina V. L. Vechi – Nutricionista Funcional; 9h30 – às 9h 45- Câncer de Colo de Útero, HPV e Vacinação - Enfermeira Stefanie Berdú e Enfermeira Mariana P. Hackmam; 9h45-10h - Coffe Break (Intervalo) Empresa Eurofarma; 10h às 10h15 – Fisioterapia do Assoalho Pélvico: Previna Incontinência Urinária e Melhore sua Vida Sexual com Andrea Aparecida R. Batista –Fisioterapeuta e Katia R. Santiago – Educadora Física; 10h15 às 11h – Doenças Sexualmente Transmissíveis com a equipe do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA)
A Programação do Outubro Rosa no Hospital Dia prevê testes rápidos de Hepatites B e C, sífilis e HIV, avaliações podológicas. Sorteios de corte de cabelo, hidratação de cabelo, manicure e pedicure, design de sobrancelhas.
Os interessados devem fazer inscrição na sala 5 do Hospital Dia. Apoio da Prefeitura de Indaiatuba; Eurofarma; Unha Pintada Nail Bar; Ivanir Landi – Podóloga; Beggo – Cabelo e Produção, Valéria Zambonini - Espaço Beleza.
Dia 23 de outubro (sexta-feira) – UBS 7 (antiga Ambulatório da Mulher) 8h – Palestra “Nutrição Funcional” - com a nutricionista Vanessa Custódio Medeiros; 8h30- Palestra a importância da atividade física na prevenção do câncer de mama- enfermeiras Mariana, Jussara e Alessandra; 9h - Inauguração da academia “Saúde Total” com a presença das autoridades municipais; 9h30 – aspectos atuais sobre cirurgia de mama Dra Ana Paula Spadella; 10h - Aula de Zumba com o Professor Tom Leitte; 10h30- Palestra Câncer de Mama - Prevenção e Tratamento - Dra. Thais Vilmer DR Túlio Thomas; 10h20-Café Especial com distribuição de brindes.
O evento da UBS VII tem o apoio da Secretaria de Urbanismo e Meio ambiente, supermercados Cato, Lojas Sonho Meu, NS Bio Estética, Biomédica Nathalia Simplício.
Dia 24/10 (sábado) – PSF Parque Corola - 8h às 12h, o caminhão Mama Móvel.  Das 8h às 10h – a equipe preparou uma programação do outubro Rosa: 8h- Palestra “De Mulher Pra Mulher” com a Enfermeira Adriana Salmem; 9h Apresentação da ONG Mais Vida sobre a Importância da Prevenção na Saúde da Mulher”; 10h – encontro de Gestantes-Orientações quanto a atividade física na gestação. Estão previstas ainda coletas de preventivo, exames mamografias, orientações sobre planejamento familiar, roda de conversa, maquiagem, entre outros.
Dia 24/10 (sábado) - Parque Indaiá – das 13h às 16h – caminhão Mama Móvel.  Estão previstas coletas de preventivo de câncer (CO), palestras e atividades educativas.
Dia 26/10 (segunda-feira) - PSF Itamaracá – das 13h às 15h30 – Exames de Mamografia,
Dia: 31/10 (sábado) – Hospital Dia – das 8h às 12h – 13h às 16h - atenderá os moradores da região da UBS I e UBS (Central).
Dia: 07/11 (sábado) – Jardim Califórnia - das 8h30 às 12h - caminhão Mama Móvel.
Dia 07/11 (sábado)- PSF Jardim Oliveira Camargo – das 13h às 16h - caminhão Mama Móvel.
De 10 a 31 de outubro, na UPA 24 Horas, Jardim Morada do Sol - Terá orientações, conscientização e sensibilização da equipe, distribuição de panfletos, acolhimento e Educação em Saúde, direcionada para mulheres, demonstrativo prático, autoexame da mama (aos sábados). O evento da UPA tem apoio da Faculdade Anhanguera e FIEC.
Fotos: Deuzeni Ceppolini SCS/PMI

Nenhum comentário:

Postar um comentário