terça-feira, 4 de agosto de 2015

SECRETARIA DE CULTURA DIVULGA SELECIONADOS DO 1º SALÃO DE ARTES VISUAIS

Abertura da exposição acontece nesta quarta, dia 5, no Centro de Convenções
Jurados do 1º Salão de Artes Visuais, da esquerda para a direita Marcos Rizolli, Seiji Hiraide e Delfin.
 A Secretaria Municipal de Cultura divulgou ontem(04), os participantes selecionados para compor o 1º Salão de Artes Visuais, iniciativa que é parte da programação do festival Agosto das Artes. Todos os trabalhos inscritos foram avaliados pelo corpo de jurados composto por Delfin, Marcos Rizolli e Seiji Hiraide. Os critérios incluíram a análise da linguagem própria do artista, proporção, luz, sombra, volumetria, composição e cor, originalidade, estruturação da imagem, excelência técnica, caráter de inovação e expressão artística, entre outros. A abertura da exposição acontece nesta quarta-feira, dia 5, a partir das 19h, no Centro de Convenções Aydil Bonachella, com entrada gratuita. A mostra ficará em cartaz até o dia 31 e poderá ser visitada de segunda a sexta, das 9h às 17h. Nesta primeira edição, o salão também homenageará o artista Moacir Torres com o Prêmio Cidade de Indaiatuba, conferido ao artista local por sua relevância e contribuição às artes. Já no dia 23 de agosto, durante o Seminário Vertentes da Paz, às 10h, também no Centro de Convenções, serão conhecidos os participantes da mostra agraciados pelos jurados com medalhas de ouro, prata e bronze, além de menções honrosas. Informações (19) 3894-1867.
Confira abaixo os integrantes selecionados pelo júri:
CATEGORIA DESENHO
Fernanda Montenegro – Artista: Vera Heloisa Ferraz
Jorge Amado – Artista: Vera Heloisa Ferraz
Mãe Terra - Artista: Hugo White King
Reticências I, II e III – Artista: Livar
CATEGORIA ESCULTURA
Beleza interior – Artista: Elisa Faccin Toledo
O que me consome? – Artista: Elisa Faccin Toledo
CATEGORIA EXPERIMENTAL
Amarula Show – Artista: Lufero
Etnia 1, 2 e 3 – Artista: Carolina Falcão
Ferrero - Artista: Lufero
CATEGORIA FOTOGRAFIA
Alegria – Artista: Rafael Ré
O piano e as beatas – Artista: Rafael Ré
Retrato de minha mãe – Artista: Rafael Ré
Significados 1, 2 e 3 – Artista: Apell
CATEGORIA INSTALAÇÃO
Vale Quanto Pesa – Artista: Coletivo Áscua
CATEGORIA PINTURA
Ansiedades Transformadoras – Artista: Abby
Árvore da Vida – Artista: Elisa Faccin Toledo
Bananeira – Artista: Augusta Bonelli
Barco I – Artista: Wilma Schoroeder
Barco II - Artista: Wilma Schoroeder
Cambuci – Artista: Augusta Bonelli
Espumante – Artista: Caldeira
Fazenda Barra do Peixe – Artista: Jefferson de Souza
Flores em fundo escuro - Artista: Darcy
Il Taglio - Artista: Roque de Ávila Jr.
Iluminação – Artista: Telma F.
Penumbra – Artista: Darcy
Rosa estilizada – Artista: Iolanda
Surya – Artista: Telma F.
Thuray – Artista: Elisa Faccin Toledo
Vinho de artista – Artista: Caldeira
Vinhos e Taças - Artista: Caldeira
Sobre os jurados
Marcos Rizolli - Docente-Pesquisador no Programa de Pós-graduação em Educação, Arte e História da Cultura da Universidade Mackenzie; Pós-Doutor (2012) em Artes pela UNESP; Líder dos núcleos de Estudos Visuais e Estudos sobre Curadoria do CNPq; Pesquisador-Visitante em universidades de Portugal e Itália; Curador Independente em  70 Exposições, Salões de Arte e Eventos Culturais  no Brasil e no Exterior; Membro da Associação Nacional de Pesquisadores de Artes Plásticas – ANPAP; da Associação Brasileira de Criatividade e Inovação – CRIABRASILIS; da Associação Paulista de Críticos de Arte – APCA e da Associação Profissional de Artistas Plásticos de São Paulo – APAP.
Seiji Hiraide - Professor de Fotografia na Puc-Campinas (1979), onde é professor de Fotografia na Faculdade de Publicidade e Propaganda; vários prêmios e participou de inúmeras comissões julgadores em concursos nacionais de Fotografia, principalmente pela Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos da Comunicação; apresentação de trabalhos sobre fotografia e história oral em congressos internacionais.
Delfin - Publicitário e jornalista, atua como editor-chefe na Terra Zero, publisher na Revista Machado (revista online brasileira de cultura e informação) e proprietário e diretor de Criação no Studio DelRey (desenvolvimento de produtos editoriais, edição de livros, jornais e revistas e design gráfico para publicações). Atuou nas editoras Terceiro Nome, Mojo Books e Aleph; trabalhou como infografista, ilustrador e colunista na RAC - Rede Anhanguera de Comunicação; foi finalista do 53º Prêmio Jabuti, na categoria Capa de Livro, em 2011, e vencedor do 3º Prêmio Getty de Melhor Capa de Livro, categoria Educacional. Foi selecionado para a exposição internacional DoeDeMee - 100 bookstofightilliteracy.
Sobre o Salão de Artes Visuais
O Salão de Artes Visuais integra o festival Agosto das Artes da Secretaria Municipal de Cultura e tem como objetivo valorizar os artistas locais, abrindo espaço para exposição de suas obras e acesso do público. Em sua primeira edição em 2015 abriu inscrições nas categorias Pintura, Escultura, Gravura, Instalação, Fotografia, Desenho, Vídeo-arte e Experimental. Além de ficar em exposição, as obras selecionadas concorrem a premiação de medalha de ouro, medalha de prata e medalha de bronze por categoria. Também pode ser concedido, a critério da comissão julgadora, o Grande Prêmio Troféu Indaiá para a obra mais significativa, e o Prêmio Cidade de Indaiatuba, conferido ao artista local por sua relevância e contribuição às artes.
Serviço
Centro de Convenções Aydil Bonachella – Rua das Primaveras, 210 – Jardim Pompeia

Foto: Celso Falaschi

Nenhum comentário:

Postar um comentário