terça-feira, 25 de agosto de 2015

POPULAÇÃO PRESTIGIA SEMINÁRIO VERTENTES DA PAZ DO AGOSTO DAS ARTES

Evento da Secretaria de Cultura aconteceu no domingo no Centro de Convenções

Centenas de pessoas prestigiaram no último domingo, dia 23, o Seminário Vertentes da Paz, no Centro de Convenções Aydil Bonachella. Parte da programação do festival Agosto das Artes da Secretaria Municipal de Cultura, o evento garantiu programação diversificada à plateia, culminando com a instalação das bandeiras com o tema Paz confeccionadas por crianças e jovens da rede municipal de ensino e das oficinas culturais gratuitas da Prefeitura nos jardins em frente ao prédio, dentro da ação Caminhos para a Paz. A agenda de palestras trouxe “Compromisso de Todos com um mundo mais humano”, com a jornalista, mestra em Ciências da Comunicação e arteterapeuta Mônica Kimura, “Resiliência e Paz”, apresentada pela educadora e coaching internacional em resiliência Tânia Sakuma, “Paz e Sustentabilidade”, com o biólogo e consultor ambiental e pesquisador júnior da USP Ricardo Mello, e “Paz e Direitos Humanos”, com a advogada e membro da Comissão de Direitos Humanos da OAB – Subseção Diadema Hilda Fujii. Os presentes tiveram ainda a oportunidade de conferir o espetáculo da Corporação Musical Villa Lobos e do Coral Filarmônico Ikeda do Brasil. À tarde, foi a vez das Danças Circulares Sagradas com Teresa Chagas, apresentação do grupo de jongo Filhos da Semente e exibição do filme “Um Outro Modo de Ver as Coisas” e do videoarte A Paz, produzido para o evento. Durante o seminário, foram entregues ainda as medalhas aos artistas agraciados no I Salão de Artes Visuais de Indaiatuba.
Os palestrantes do seminário e os integrantes do coral são voluntários da Associação Brasil SGI, braço brasileiro da ONG Soka Gakkai Internacional, entidade presente em 192 países, de base filosófica humanista, que tem como objetivo a criação de uma efetiva cultura de paz, por meio do desenvolvimento e revolução humana de cada pessoa.
As bandeiras da paz fixadas nos jardins do Centro de Convenções foram produzidas pelos alunos das escolas municipais de ensino fundamental e das oficinas culturais gratuitas da Secretaria Municipal de Cultura sob orientação de um coletivo de artistas, levando os participantes a refletirem sobre a paz, tema maior da edição 2015 do Agosto das Artes, e a materializarem este sentimento através da pintura da bandeiras brancas. A ação, denominada Caminhos para a Paz, foi coordenada por Anna Pellizzari, Elisa Faccin, Bira Toledo, Walter Caldeira, Marco matos, Kênia D´Ângelo, Beatriz Amaral, Livar, Sérgio Del Corso, Roberta Caroni, Maria do Céu Lopes Heinrich e Marina Salla, sob a supervisão de Celso Falaschi e Mônica Kimura.
O festival Agosto das Artes prossegue até o próximo dia 31 com atividades gratuitas, confira a agenda e prestigie:
De 5 a 31 de agosto – segunda a sexta das 8h às 17h - Centro de Convenções Aydil Bonachella – exposições
1º Salão de Artes Visuais
Exposição de trabalhos de artistas de Indaiatuba nas áreas de pintura, escultura, gravura, instalação, fotografia, desenho, vídeo-arte e experimental.
Exposição de Fotografias
Mostra de imagens produzidas pelos membros do Foto Clube de Indaiatuba, inspiradas no tema Caminhos da Paz.
Exposição Turma do Gabi 40 anos
A exposição comemorativa da obra Turma do Gabi, do cartunista e escritor Moacir Torres, percorre o Brasil em 2015. Moacir Torres reside em Indaiatuba desde 1993. Começou sua carreira como desenhista na TV Cultura, em 1974. Trabalhou como arte finalista para o Ed. Abril e ilustrou o suplemento "Diário Criança", no Diário Popular de São Paulo, por cerca de dez anos. Participou de coletâneas literárias e de vários salões de humor e HQs. Criou e publicou Revistas em Quadrinhos, revistas de atividades e livros infantis. Duas revistas criadas por Torres foram lançadas na Espanha e em Portugal.
Mostra Coletiva de Artes Visuais
Exposição de obras dos artistas plásticos Abelar Nagil, Airton Sobreira, Bira Toledo, Darci Batista da Silva, Georges Klopotowski, Elisa Faccin e Walter Caldeira.
Serviço
Centro de Convenções Aydil Bonachella – Rua das Primaveras, 210 – Jardim Pompéia

Foto: Adriana Panzini – SCS/PMI

Nenhum comentário:

Postar um comentário