sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Indaiatuba planeja o futuro para crescimento sustentável



Barragem prevista para ser entregue esse ano garantirá o abastecimento de água e dará segurança à população e a novos investimentos

O velho ditado já diz: prevenir é melhor do que remediar. Mesmo não sofrendo com a falta de água como muitas cidades vizinhas que dependem dos grandes reservatórios cada vez mais baixos, Indaiatuba está construindo uma barragem que garantirá o abastecimento por mais 30 anos. Com uma população de 226 mil pessoas e previsão de atingir 300 mil até 2025, a cidade busca o equilíbrio entre crescimento e abastecimento.

A barragem do Rio Capivari-Mirim, obra que custará R$ 30 milhões - 60% desses recursos são do Serviço de Água e Abastecimento e Esgoto (Saae) e 40% da Fundação Nacional da Saúde (Funasa) -, começou a ser construída no início de 2013, antes da seca, e tem previsão de ser entregue em novembro próximo. Com a função de regularizar a vazão do Rio Capivari-Mirim, manancial que fornece cerca de 40% da água consumida no município, a barragem irá represar 1,3 bilhão de litros, permitindo a captação durante todo ano, inclusive nos períodos de estiagem prolongada. 

Ao planejar o futuro dessa forma, a cidade torna-se ainda mais atraente para quem busca viver em um local com desenvolvimento sustentável e qualidade de vida. Para as empresas, a obra traz segurança para investimentos futuros. "Quando planejamos um novo empreendimento, analisamos cuidadosamente todos os aspectos que envolvem o crescimento planejado da cidade, como a infraestrutura urbana, a mobilidade, a oferta de comércios e serviços e, nos últimos tempos, a questão da água tem sido fundamental", afirma a presidente da Congesa, Adriana Mazzoni.

De acordo com o superintendente do Saae, engenheiro Nilson Gaspar, Indaiatuba superou a seca de 2014, a pior dos últimos 100 anos, acelerando muitas obras e ações que já estavam em andamento, como a construção da barragem e o reenquadramento do Rio Jundiaí, a ampliação das três estações de tratamento e a construção de nove reservatórios. "Com os investimentos realizados e os programas para combater o desperdício, este ano estamos em uma situação diferenciada e com o abastecimento normalizado", explica Gaspar, enfatizando que a capacidade atual é de tratar água para 330 mil habitantes.

Segundo o engenheiro, executivos que visitam a cidade para conhecer sua estrutura se surpreendem com a obra. "Eles sentem-se tranquilos em relação ao futuro para poder realizar seus investimentos no município", completa.

Com garantia de abastecimento de água mesmo em momentos de seca e estrutura urbana para suportar o crescimento populacional de 2,69% ao ano, Indaiatuba continua sendo cada vez mais promissora para novos investimentos e moradores, que buscam a cidade pelas oportunidades de trabalho e qualidade de vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário