quinta-feira, 6 de agosto de 2015

ACENBI REALIZA 25ª FESTA DO SUSHI NO PAVILHÃO DA VIBER NOS DIAS 15 E 16 DE AGOSTO

25ª edição do evento terá show de Karen Ito e Derico, além de diversas novidades e mais opções de pratos

Assayuki Kamada, Roberto Ioneda, Patricio Moniwa e Massao Kanesaki

A 25ª edição da Festa do Sushi de Indaiatuba acontece nos dias 15 e 16 de agosto, no Pavilhão da Víber, com entrada gratuita. O festival, que celebra a gastronomia e a cultura japonesa, tem a finalidade de angariar recursos para a manutenção da Escola de Língua Japonesa da ACENBI (Associação Cultural, Esportiva Nipo-Brasileira de Indaiatuba).

A Festa do Sushi integra o calendário de eventos do município e há muitos anos se tornou uma das principais atrações de toda a região. É organizada anualmente pela ACENBI com o apoio da prefeitura de Indaiatuba.

Durante os dois dias, o público poderá saborear uma grande variedade da tradicional iguaria da culinária japonesa que dá nome à festa. Mas o setor gastronômico não se resume apenas à degustação de sushis e sashimis. Serão oferecidos também outros pratos orientais já conhecidos pelos frequentadores habituais, como yakissoba, tempurá, udon, harumaki e guioza.

Os apreciadores da culinária japonesa poderão experimentar ainda pratos pouco conhecidos como o takoyaki (bolinho de polvo) e o okonomiyaki (panqueca feita com farinha de trigo, verduras, frutos do mar ou outros ingredientes). Além disso, estarão disponíveis outras opções na área alimentícia, como batata espiral, pastel, massas (ravioli, rondele, nhoque), doces e bebidas.

“Serão servidos mais de 60 pratos típicos”, informa o presidente do conselho administrativo da Escola de Língua Japonesa e coordenador da Festa do Sushi, Patrício Moniwa. A expectativa é de receber cerca de cinco mil pessoas nos dois dias de festa, de acordo com Moniwa.

Exposição

Além da gastronomia, a Festa do Sushi tem também a finalidade de divulgar a cultura japonesa por meio de manifestações como a dança, canto, taiko e artes. O público poderá apreciar no local exposições de cerâmica, bonsai e ikebana. Os visitantes poderão também adquirir uma grande variedade de produtos típicos nos estandes comerciais.

Já as crianças terão um local especial para se divertir, o Espaço Kids. Outras opções para o entretenimento são os workshops ministrados pela Escola de Língua Japonesa, onde serão apresentadas algumas atividades desenvolvidas em seu dia a dia, como o origami (dobradura em papel).

As principais atrações artísticas são a cantora Karen Ito e o saxofonista Derico. Mas haverá ainda diversão para todos os gostos: danças, taiko (tambores) e show de mágica.

Durante todo o evento, o público poderá participar de sorteio de brindes.

Posto de arrecadação

Como acontece nos principais eventos promovidos pela ACENBI, a Festa do Sushi servirá mais uma vez de posto de arrecadação de donativos para o Funssol (Fundo de Solidariedade). Qualquer pessoa poderá colaborar levando um quilo de alimento não perecível e entregá-lo no ponto de coleta localizado na entrada da Víber.

Escola de Língua Japonesa

Conhecida também como Nitigo Gakko, a Escola de Língua Japonesa integra o mesmo prédio da EMEB Miyoji Takahara, onde mantém parceria com a prefeitura de Indaiatuba. Está localizada nas dependências do Centro Esportivo da ACENBI (Rua Chile, 689 – Vila Castelo Branco – Tel. 3834-7108/ 3834-2584).

O Nitigo Gakko não tem fins lucrativos e sua manutenção depende das mensalidades dos alunos e do trabalho voluntário dos associados e da comunidade. A Festa do Sushi representa uma das principais fontes de renda do trabalho voluntário.

A escola oferece cursos para crianças e adultos nos períodos diurno e noturno. Além do idioma, são ministradas também aulas de cultura japonesa. Os cursos são destinados a todas as pessoas interessadas em conhecer o idioma e a cultura japonesa.

Desde o início de sua fundação, a Escola de Língua Japonesa tem a sua história intimamente ligada à ACENBI. Os primeiros imigrantes que formaram a associação no município tinham entre suas principais prioridades manter uma escola e as atividades esportivas para os filhos.

“A língua é a maior ferramenta que um povo possui para a transmissão de sua cultura, costumes e valores através de gerações”, explica Moniwa.

SERVIÇO
Festa do Sushi de Indaiatuba (15 e 16 de agosto)
Sábado: 12h às 23h (almoço e jantar)
Domingo: 12h às 15h (almoço)
Pavilhão da Víber – Rua Almirante Tamandré, 675 - Cidade Nova


Sobre a ACENBI

Sediada em Indaiatuba (região metropolitana de Campinas, SP), a ACENBI é uma associação sem fins lucrativos fundada por imigrantes japoneses em 1947. Sua principal finalidade é a preservação e a divulgação da cultura nipo-brasileira. A preservação da cultura de respeito aos idosos é outra tônica da entidade, que é mantenedora da escola Nitigo Gakko e abriga a escola de educação infantil Miyoji Takahara, em parceria com a prefeitura de Indaiatuba.

Em sua sede de campo, na rua Chile, a ACENBI conta com campos de beisebol e softbol (versão mais leve do beisebol), quadras de gatebol (jogo semelhante ao críquete e apropriado para a terceira idade) e quadras de tênis de campo, além de piscina e área de lazer. Na sede social, na rua Humaitá, a entidade mantém auditório, salas de reunião, salas de ensaio e salas de aula para cursos diversos.

As atividades da ACENBI são abertas a todos os interessados. Veja mais detalhes no website da entidade: www.acenbi.org.br

Veja também fotos e outras informações na página da ACENBI no Facebook: https://www.facebook.com/acenbi.indaiatuba

Nenhum comentário:

Postar um comentário