quinta-feira, 23 de julho de 2015

Visita a Barragem do Rio Capivari Mirim


Barragem do Rio Capivari-Mirim


Entre os principais investimentos que estão sendo realizados para ampliar a atual oferta de água destaca-se a construção da Barragem do Rio Capivari-Mirim, que deverá ser inaugurada em novembro de 2015.

Orçada em R$ 30 milhões, sendo 60% de recursos próprios do SAAE e o restante da FUNASA (Fundo Nacional da Saúde), repassados a fundo perdido, a barragem terá a função de regularizar a vazão do Rio Capivari-Mirim, manancial que hoje fornece cerca de 40% da água consumida no município, e dará origem a um lago com capacidade para armazenar 1,3 bilhões de litros, permitindo a captação durante todo ano, inclusive nos períodos de estiagem prolongada.  

A área total do empreendimento, considerando as Áreas de Proteção Permanente (APPs) e a área do espelho-d´água, é de 1,3 milhão de metros quadrados.

A Barragem terá 260 metros de comprimento, 6 metros de largura, 23 metros de altura máxima sobre a fundação e espelho-d’água de 41,1 hectares (411 mil m2). A extensão de espelho d´água é de 2,5 km.

Para aproveitar o período chuvoso do início do ano, a barragem está sendo aprofundada para armazenar o máximo possível de água, antes mesmo da obra estar pronta, dando ao município maior reserva de água para enfrentar o período de estiagem e também colaborar para a recarga do lençol freático.

No entorno da Represa serão plantadas 110 mil mudas de árvores e criado um novo Parque Ecológico onde a população poderá desfrutar de mais uma opção de lazer.(texto: Divulgação)



Segundo o Superintendente Nilson Gaspar, essa sala é considerada o Cérebro do SAAE,


















Nenhum comentário:

Postar um comentário