quarta-feira, 17 de junho de 2015

EVENTO: Orquestra Sinfônica de Indaiatuba, Festival de MPB e Amantes do Choro na Praça

Fiquem atentos pessoal, este final de semana tem música rolando pela cidade. Todos com entrada gratuita.

  • Orquestra Sinfônica de Indaiatuba na Sala Acrísio de Camargo esta sexta-feira (19 de junho) às 20h;
  • Sábado dia 20, haverá o Festival de MPB na Sala Acrísio de Camargo a partir das 15h, com encerramento com o Grupo Boca Livre a partir das 20h. 
  • No domingo dia 21 de junho a Praça Prudente de Moraes é palco do grupo de chorinho Amantes do Choro das 19h às 23h.

Vejam mais detalhes embaixo:
Espetáculo com obras de autores como Verdi e Puccini começa às 20h no Ciaei
A Orquestra Sinfônica de Indaiatuba, com apoio da Secretaria Municipal de Cultura, apresenta o espetáculo gratuito Ópera in Concert, nesta sexta-feira, dia 19 de junho, a partir das 20h, na Sala Acrísio de Camargo, no Ciaei. Sob a direção do maestro Paulo de Paula, o repertório trará uma seleção de árias e trechos de óperas italianas, com a participação de dois solistas convidados, a soprano Raíssa Amaral e o tenor Daniel Duarte. O programa inclui autores como Verdi, Puccini, Rossini e Donizetti, entre outros. A classificação etária é livre. Informações (19) 3894-1867.
Foto: Divulgação
Sobre os solistas convidados
Raíssa Amaral
Raíssa Amaral é mestranda em canto pela Unicamp, sob orientação do professor Dr. Ângelo Fernandes e graduada na mesma instituição em Violão Popular, onde estudou com Ulisses Rocha. Tem participado de festivais e masterclasses com professores como Inácio de Nono, Liliana Bizineche, Niza Tank, Kathryn Hartgrove, Gail Dubinbaum, Ted Baerg, Dennis Jesse, Bem Smolder, Abel Rocha, entre outros. Como solista tem se apresentado à frente de orquestras como a Sinfônica de Campinas, Sinfônica da Unicamp, Sinfônica de Limeira, Camerata Mahle, Sinfônica de Franca, Sinfônica de Sorocaba, entre outras. Participou da ópera “A Flauta Mágica” de Mozart com as orquestras Sinfônica de Limeira e da Unicamp, e também da ópera “A Moreninha” de Ernest Mahle. Participa do Coro da Câmera de Piracicaba, sob regência de Ernest Mahle, e do Coro Contemporâneo de Campinas, regido por Ângelo Fernandes.
Daniel Duarte
Daniel Duarte é aluno do professor Dr. Ângelo Fernandes e atualmente cursa bacharelado em Canto na Unicamp. Em 2013 recebeu menção honrosa no concurso de canto Bauru-Atlanta. Participou do FIO Americas (Festival Internacional de Ópera) e do 1º Festival Coral de Campos do Jordão, promovido pela Fundação Osesp. Atuou como solista nas óperas “A Flauta Mágica” com a Sinfônica de Limeira e Sinfônica da Unicamp, “As Bodas de Fígaro” e também na Sinfonia de Mendelssohn, acompanhado da Orquestra da Unicamp. Atuou na estreia da peça “Noturnos”, da compositora Laiana de Oliveira, juntamente com a Orquestra da Unicamp. Tem se apresentado frequentemente em lugares como o Teatro Vitória de Limeira, Teatro do Memorial da América Latina em São Paulo, Teatro Castro Mendes em Campinas, entre outros. Participa atualmente do Coro Contemporâneo de Campinas, sob regência de Ângelo Fernandes, onde desenvolve intensa atividade como solista.
Sobre a Orquestra Sinfônica de Indaiatuba
Anteriormente denominada Orquestra de Indaiatuba, a Orquestra Sinfônica de Indaiatuba teve sua composição alterada em 2014, passando a agregar além de instrumentos de corda – como violinos, violas, violoncelos e contrabaixo – também instrumentos de sopro, como flauta, clarinete e trompete, bem como percussão. Foi criada no início de 2004 por iniciativa da Prefeitura Municipal e, desde seu surgimento, tem possibilitado a jovens instrumentistas da cidade a oportunidade de se desenvolverem técnica e musicalmente, oferecendo aulas gratuitas de violino, viola e violoncelo e também permitindo sua participação nos ensaios e apresentações do grupo. Atualmente é formada por 21 instrumentistas que são dirigidos pelo maestro Paulo de Paula.
Serviço
Sala Acrísio de Camargo – Ciaei – Av. Eng. Fábio Roberto Banabé, 3.665 – Jardim Regina

Grupo Boca Livre fará show gratuito de encerramento a partir da 20h
Já estão definidos os 10 finalistas da edição 2015 do Festival de MPB da Secretaria Municipal de Cultura e que disputarão prêmios em dinheiro de até cinco mil reais no próximo sábado, dia 20, a partir das 15h, na Sala Acrísio de Camargo, no Ciaei. Em ordem de apresentação sorteada ao final das eliminatórias, realizadas no último domingo, dia 14, sobem ao palco Bruno Fernandez (com a canção “Sopro”), 2Dobrado (com “Forró em Sampa”), Marijuara (com “Canto Feliz”), Patrícia Alice (com “Chega Disso”), Saudoso Passarinho (com “Caracol”), Agnaldo Araújo (com “Povo Brasil”), Diogo Peixoto (com “Teto”), Daniel Conti (com “Braile”), Letícia Nicolielo (com “Biografia”) e Juliana Lima e Paulo Gama (com “Cais”). O show de encerramento, com início às 20h, terá o vencedor do festival de 2014, Taquinho de Minas, e o grupo Boca Livre. A entrada é gratuita. Informações (19) 3894-1867.
Agnaldo Araújo e banda está entre os 10 finalistas
do Festival MPB. Foto:  Adriana Panzini - SCS/PMI
Realização da Secretaria Municipal de Cultura, o Festival de MPB, que está em sua 11ª edição, é promovido anualmente e tem como objetivo incentivar a composição musical, estimular o interesse da população e mostrar a importância da arte como fonte de cultura e lazer, aprimorando e desenvolvendo ainda a cultura musical. Em 2015, 22 artistas se inscreveram das cidades de Indaiatuba, Campinas, Elias Fausto, Hortolândia, Itu e São Paulo.
Jurados do Festival de MPB 2015
Ana Malta
Professora de Música na especialidade Canto Popular do Conservatório de Tatuí, Ana Malta é formada em Canto Lírico e Erudito e Canto Popular pela área de MPB e Jazz. Única cantora a integrar a Vintena Brasileira, gravou e lançou em 2008 o CD “De Baque às Avessas” e o segundo CD “Labirinto” em 2011, com participação especial do conceituado Hermeto Pascoal.

Cristiano Petagna
Violonista formado pela UNESP Júlio de Mesquita Filho, Cristiano Petagna atua tanto na música popular como na música erudita. Nos últimos anos, concentrou sua carreira no ensino musical, atuando como professor de violão no Programa Guri Santa Marcelina e no Instituto de Violão, da Escola de Música e Tecnologia (EM&T), onde coordena e é responsável pela elaboração da metodologia.

Bruno Coppini
Formado em Música Popular pela Unicamp, Bruno Coppini atua profissionalmente desde 1994 como músico, compositor, produtor, diretor musical e arranjador. Trabalhou na direção musical dos DVDs Ao Vivo de Wanessa Camargo e de Luiza Possi. Atualmente, é músico dessas duas cantoras e também das bandas de Fabio Jr., Alexandre Cunha e Jane Duboc.

Serviço
Sala Acrísio de Camargo – Ciaei – Av. Eng. Fábio Roberto Barnabé, 3.665 – Jardim Regina

Praça Prudente de Moraes receberá o grupo Amantes do Choro
A Prefeitura de Indaiatuba, por meio do Departamento de Turismo, vinculado à Secretaria de Desenvolvimento, realiza no domingo (21), das 19h às 23h, no Coreto da Praça Prudente de Moraes o evento ‘Chorinho na Praça’, com o Grupo Amantes do Choro. O objetivo é resgatar os bons costumes de antigamente, como ouvir chorinho. A participação é gratuita.
O Choro ou, como é mais conhecido, Chorinho, é um estilo musical próprio da esfera urbana no Brasil. É um ritmo instrumental produzido no âmago das classes populares, que remonta aproximadamente há 130 anos. Os músicos que executam este gênero foram batizados de chorões, enquanto os grupos musicais são intitulados regionais.
Os grupos eram normalmente constituídos por chorões que gravitavam em volta de um trio composto por flauta, responsável pelos solos; violão, que adotava o desempenho de um contrabaixo, sendo assim conhecido como ‘baixaria’; e cavaquinho, o qual criava a harmonia musical através do equilíbrio entre os acordes e os ornatos do trecho, que preservavam o tema principal. O pandeiro também era manipulado para marcar os aspectos rítmicos.
Atualmente, músicos como Paulinho da Viola, Paulo Moura e Turíbio Santos, e grupos da estirpe de Época de Ouro, Premeditando o Breque, entre outros, preservam o chorinho, renovando constantemente este estilo musical.

Crédito: Arquivo – Eliandro Figueira SCS/PMI


Nenhum comentário:

Postar um comentário