quinta-feira, 28 de maio de 2015

Beisebol ACENBI - Prefeitura de Indaiatuba

Cerca de 1.250 alunos da Rede Municipal praticam Beisebol em parceria com a Acenbi


As seis equipes participantes representam as seguintes Emebs: três equipes formadas na Emeb “Profª Laura Fahl Corrêa”; duas equipes formadas na Emeb “Profª Maria José Ambiel Marachini”; uma equipe formada na Emeb “Profª Renata Guimarães Brandão Anadão” e uma equipe de competição da Acenbi.
De acordo com coordenador do Projeto Base, Massao Kanesaki, o evento representa um momento importante para o projeto e para a cidade. “Vamos reunir representantes da liga profissional de beisebol americana, a MLB (Major League Baseball) que estarão avaliando os trabalhos realizados com a possibilidade de investimentos futuros”, revela Kanesaki.
Na ocasião será lançando o uniforme oficial do Projeto Base criado em seis cores, sendo uma por equipe: verde, azul, vermelho, preto, amarelo e laranja. A Acenbi dará todo o apoio técnico e organizacional do Festival através do Departamento de Beisebol e Softbol.
Estarão presentes o presidente da CBBS (Confederação Brasileira de Beisebol), Jorge Otsuka; o chefe do Escritório da MLB (Major League Baseball) no Brasil, Caleb Silva Santos (EUA); o professor de beisebol da MLB, Sixto de Jesus Martinez (República Dominicana) e o professor de Beisebol MLB, Bernardo Penalver (Cuba) e representantes da Prefeitura de Indaiatuba.

PROJETO BASE
O projeto iniciou com a realização do 1º Internacional de Beisebol de Indaiatuba em fevereiro deste ano. Durante dez dias, renomados instrutores da MLB (Major League Baseball) capacitaram atletas, técnicos da Acenbi e professores de Educação Física da Rede Municipal das Secretarias da Educação e Esportes.
A partir desse momento de formação, o projeto se consolidou através da parceria entre a Prefeitura Municipal de Indaiatuba e a Acenbi, com apoio da CBBS (Confederação Brasileira de Beisebol e Softbol) da MLB (Major League Beseball) e do Consulado Americano.
O principal objetivo desse projeto é ensinar a prática do beisebol a todos os alunos regularmente matriculados nas Emebs de período integral de Indaiatuba e promover o desenvolvimento humano por meio de valores como: trabalho em equipe, organização, disciplina, ajuda mútua, além da melhoria das relações afetivas e sociais.
Os esportes coletivos facilitam a comunicação e a quebra da timidez, assim como agregam valores de preservação da vida, auxiliando portanto, na formação social, ética e na construção de relações saudáveis. Indaiatuba está se tornando um dos principais municípios brasileiros a adotar um projeto que visa popularizar a prática do beisebol e do softbol no país, através da prática esportiva das Escolas Municipais.
Atualmente o projeto é aplicado em três escolas de período integral: Emeb “Profª Laura Fahl Corrêa”; Emeb “Profª Maria José Ambiel Marachini” e Emeb “Profª Renata Guimarães Brandão Anadão”. As aulas práticas e teóricas são ministradas no contraturno escolar com equipes de 25 alunos por sala entre meninas e meninos, atingindo no total cerca de 1.250 alunos. Até o final do ano a intensão é alcançar as seis unidades escolares de período integral. Os materiais esportivos foram doados pela Acenbi e por ex-atletas de beisebol, já os uniformes foram patrocinados pela Jacitara.
O Beisebol por sua vez, além de agregar todas as características destacadas traz a filosofia de vida da cultura japonesa, onde os conceitos de: disciplina, organização, cooperação, equipe, companheirismo, solidariedade e respeito ao próximo, formam não só o atleta, mas principalmente o cidadão e podem auxiliar durante a infância para a iniciação da formação individual e social.

Beisebol em Indaiatuba
A prática do Beisebol em Indaiatuba teve início em 1953 e a partir da consolidação da Acenbi como Associação e com o avanço da estruturação do espaço físico. Naquele ano a vinda do jogador de beisebol, Maruyama, que se mudou de Presidente Prudente para Indaiatuba trouxe a prática do esporte. Maruyama liderou a primeira equipe de Indaiatuba no campo, onde hoje está construída a sede social da Acenbi.
A partir de então, começou a aumentar o número de adeptos do Beisebol e equipes se formaram dentro da Associação realizando campeonatos internos. Logo vieram os filhos desses jogadores e a Associação sentiu a necessidade de criar uma categoria de base ‘Mirim’, liderada pelo sensei Tomio Osako por um bom tempo.  Posteriormente o departamento do Fukei-kai (pais) assumiu esses treinamentos.
Em 1977 foi iniciada as obras do atual campo de beisebol, na sede de Campo da Acenbi junto com a arquibancada e o local de alimentação, concluindo as obras em 1981. Em 1982 Indaiatuba trouxe o primeiro lugar no Campeonato Brasileiro de Beisebol Categoria Mirim disputada no estádio de Cooper Cotia e liderado pelo Sensei Yoshihisa Naruki. Em 1987, no 40º Aniversário da Acenbi foi criado o Departamento de Beisebol e Softbol de Indaiatuba, dirigido por Toshiro Takuma e juntamente com Kazuhiro Toyoki, Tadao Toyama, Rikio Takahashi, Ryoji Nikkuni, Gunji Matsumoto e Akito Nagatome.

Crédito: Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário