sábado, 14 de março de 2015

VIAGEM: Diário de Viagem em Berlin

No começo deste ano, o grupo da Galpão 1 Academia teve a oportunidade em Fevereiro de participar do Festival TANZOLYMP 2015 em Berlin, onde foram e realizaram 4 apresentações, uma bela experiência aos bailarinos. A viagem foi conquistada com arrecadações, cantina, rifas, venda de pizzas, com muita dedicação dos bailarinos para que tornasse realidade.

E para esta viagem, não posso deixar de citar, que a maioria dos câmbios, assim como o Seguros Viagem (que viagens para a Europa pedem) de alguns bailarinos, foram realizados pela com a Flexchage, nova bandeira do blog!

Acompanhem um breve "Diário de viagem" com fotos registradas pela minha filha Déborah que também participou e aproveitem para conhecer um pouco de Berlin.
Na saída da Academia, fomos entre bailarinos e pais acompanhantes. 
Malas cheias de casacos prontas, mas não sabíamos ao certo que roupas usar, pois com calça, sofríamos com o calor de Indaiatuba, mas chegando congelaríamos no frio de Berlin rs...
O Terminal 3 de Guarulhos, ficou grande bonito e moderno, lembrando a arquitetura de aeroportos de fora.
A "diferença" neste terminal é que as Cias aéreas não tem os guichês já definidos. Se dividem entre eles, trocando a bandeira pelo monitor e na entrada da fila, um pouco trabalhoso em nossa opinião.

Em termos de serviços, o Aeroporto de GRU encontra-se bem servido de restaurantes e Fast-Foods, nesta ala que estávamos, tinha Vienna Snack, Bauducco (que achei muito bacana, um café onde você pode se deliciar em qualquer dia do ano fatias de Panetonne), agora não me recordo mais nomes dos lugares mas além de Olive Garden e Red Lobster (Terminal 2), tem também o Ráscal, onde pudemos jantar e experimentar a culinária servida por eles. Variedades de saladas, legumes, massas e outros pratos quentes! Muito bom!

Enfim voando...para alguns pela primeira vez rs...(medo, ansiedade, nervoso rs...) estamos perto de Berlin. Muito frio lá fora, e neve! Mas não em Berlin, rs...achávamos que iriamos ver neve mas infelizmente não.

Mas frio como o que passamos por lá nunca vimos igual rs...
Reparei que Berlin é uma cidade muito plana. No tanto que andamos pela cidade, não vi nenhuma subida ou descida, e por isso, muito vento por entre os prédios. Ao atravessar um corredor entre  edifícios éramos envolvidos por uma correnteza gelaada, luvas e capuz se esforçavam para aquecer.

Por curiosidade - na foto ao lado tem a previsão do tempo para aqueles dias (deixado cordialmente na mesa do café da manhã no hotel). Se abrir a foto vai ver: vento de 41 km/h "starke böen" = rajadas fortes (segundo google tradutor rs..).

Uma daquelas pequenas coisas que você começa a reparar é o pequeno Ampelmänn-chen, este pequeno homenzinho de chapéu presente nos semáforos da antiga Berlim Oriental) muito gracioso e símbolo de Berlim, ele dá as ordens seguidas rigorosamente (não muito pelos brasileiros...rs...).

Ainda sobre as ruas, na maior parte, pelas calçadas há ciclovias. São delimitadas por uma cor diferenciada no chão, ou seja, por falta de costume, nós não prestamos atenção mas deveríamos. Iria evitar xingos (recheados de consoantes) e "triins" de alemães nervosos rs... O mesmo acontece na Holanda, que tem muito mais ciclistas que na Alemanha, então "fica a dica"!


 Mitte - área da antiga Berlim Oriental, o Mitte se transformou em uma espécie de Centro da capital depois da reunificação. E é lá onde se encontra o Portão de Brademburgo.
Bradenburguer Tor (de trás rs...)



O Portal de Bradenburgo leva a estátua da deusa Vitória conduzindo uma biga de quatro cavalos, a grandiosa estrutura de pavilhões e colunas servia de portão da cidade nos tempos prussianos. Trancado do lado oriental desde 1961, nos anos de Guerra Fria, virou símbolo da unificação quando o muro veio abaixo, naquele 9 de novembro de 1989.


O Portão de Brademburgo é majestoso de dia e a noite!

Logo a frente do portão, no lado ocidental, pode-se ver no chão a cicatriz do muro. E logo a frente encontra-se a imensa área "verde" do Tiergarten. Nesta época do ano área "cinza", as árvores todas estavam desfolhadas, com galhos à vista.

Convite para voltarmos em alguma época de verão, para ver a cidade arborizada, deve ser lindo!

Tour noturno no dia mais frio que passamos rs...deviam ser umas 20h ainda mas mais parecia de madrugada já! rs...

Tiergarten ao fundo, as árvores apesar de seca, ainda assim são belas!
Em meio ao parque Tiergarten, em uma grande rotatória, fica a Siegessäule, a superdourada coluna da Vitória, construída no século 19 para celebrar os triunfos da Prússia sobre os vizinhos. 

Dá pra ver nas fotos as árvores sequinhas de frio rs...

Em Berlim, os pontos turísticos são relativamente perto (o "problema" mesmo da caminhada é o frio cortante). Nestes arredores do Mitte, estão a Siegessäule, o Bradenburger Tor, o Palácio do Reichtag, a embaixada americana e o Memorial do Holocausto.

"O Memorial do Holocausto, dedicado aos 6 milhões de judeus mortos durante a Segunda Guerra Mundial, é uma estrutura formada por 2711 blocos retangulares de concreto enfileirados sobre uma superfície irregular. lembram ondas de lápides."


Ao fundo da imagem o Tiergarten.
Pode-se caminhar por entre os blocos, o que para alguns é uma sensação estranha. Devido a irregularidade do terreno, você vai adentrando no meio dos blocos. É bem interessante!

Ainda, um anexo subterrâneo guarda os nomes das vítimas judias conhecidas do Holocausto.
Deixando a história um pouco de lado, estamos na Friedrichstraße (diz-se Friedrichstrasse), uma rua muito chique, cheia de lojas como Mont Blanc, Massimo Dutti, vi uma Nespresso e lojas de departamento.

Uma delas é a Galeries Lafayette, onde tem Tods, Michael Kors, Chanel, Max&Co, Burberry, Lancôme, etc...

E no último piso, tem ainda uma área "gourmet" com temperos, chocolates. vinhos e bebidas e variados tipos de comida para comprar e levar e para comer na hora.
 
Voltando ao Tour na cidade, eis o Palácio do Reichtag, edifício histórico do Parlamento alemão. Incendiado e bombardeado, foi lá que as tropas soviéticas fincaram sua bandeira ao entrar na cidade arrasada. Reformada pelo arquiteto Norman Foster, voltou a sediar o legislativo em 1999. As formas Neorenascentistas foram mantidas, mas uma cúpula de vidro, construída no lugar da original, dá vista para o plenário. Recado político, símbolo de novos tempos, de transparência.

A Potsdamer Platz é onde fica o moderno complexo de entretenimento, compras, hospedagem e escritórios, o Sony Center. Construído no lugar onde havia um prédio bombardeado. Esta região é famosa por ter sido totalmente destruída e reconstruída. Foi onde instalaram o primeiro semáforo (foto). É também lugar conhecido por ser ponto de manifestos, como estava tendo um no dia rs...



O primeiro semáforo instalado.
Sony Center, ali no meio dá pra ver uma espécie de cúpula de vidro, rodeada de edifícios.
Próximo ao Potsdamer Platz, fica um pedaço do muro conservado.
Também próximo ao Sony Center está o prédio da Filarmônica de Berlim.
Neste ponto já dá para notar que Berlim é uma miscelânea de arquitetura rs...por ter sido reconstruída, é a impressão que fica. Diferente de outros lugares da Europa, tem uma arquitetura bem variada e moderna.


Dia livre com bailarinos tem fotos saltando em frente a Berliner Dom, rs...é a maior igreja protestante de Berlim que fica na Ilha dos Museus, rodeado pelo rio Spree, onde ficam 5 museus no total.
Alexander Platz, outra "platz" muito frequentada.  
Na Alexander Platz é onde se encontra a Fernshturm, a Torre de TV, onde tem lá em cima uma plataforma de observação com uma café, aberta ao público (pago é claro rs..), lá um restaurante gira 360 graus devagarinho para que possa ver a cidade toda.
Além disso, ela é rodeada de lojas e complexos novamente rs...H&M, Saturn (eletrônicos), Primark e o shopping Alexa.

E o que vai ter pro almoço? Não faço idéia! rs...muita consoante misturada com "ß", tremas e acentuações desnecessárias rs...

Caminhando pelas ruas e avenidas movimentadas você pode encontrar isso, ambulantes vendendo Pão com Salsicha rs...um tipo de Hot Dog para nós com catchup e mostarda se desejar por 1,50 euros. rs... e é gostoso! Além desse, alguns vendem uma salsicha picada ao molho curry (Currywust) acompanhado com fritas rs... este eu não experimentei.
Outra "comida de rua" conhecida não só em Berlim, mas na Europa toda é o kebab ou, lá na Alemanha, Dönner kebab. É um lanche de carne assada na vertical fatiada, podendo ser de cordeiro ou bovina, especialidade turca, também muito saboroso.

Além de Pretzel que é um pão com grãozinhos de sal rs...

De pratos típicos, um bastante conhecido e que provamos é o Schnnitzel, que nada mais é do que um bife de porco à milanesa. Muito bom e fácil de ser encontrado em restaurantes.

Em Berlim encontra-se muito fácil restaurantes italianos, geralmente de italianos mesmo. Por isso, são impecáveis aos apreciadores de uma bela massa.

Eu não falei da cerveja, provei uma Berliner lá, mas como não gosto de cerveja não sou parâmetro rs... posso dizer que achei muito amarga rs...

Nosso hotel ficava próximo ao Zoológico, Zoologischer Garten, e próximo também a outro centro comercial, a avenida Kufürstenedamm ou Kudamm rs...considerada a Champs Elyssés de Berlim, com direito a grifes como Bulgari e Chanel, e mais um complexo de lojas a KaDeWe e a Bikini Berlin.

 A caminho da Kudamm, no centro antigo da Berlim ocidental, encontramos a Igreja bombardeada - Gedächtniskirche - pra mim uma das vistas mais interessantes de Berlim. sofreu bombardeio aéreo em 1943 e outro em 1945. Ao invés de destruir e construir outra, mantiveram o que sobrou dela, somente o hall de entrada e construíram um anexo ao lado muito belo por dentro (foto). É de impressionar. 



Maquete mostrando o antes e depois da Igreja.
Anexo da Igreja por dentro.

E aquela parte do muro que é mantida, a Eastside Gallery, uma Galeria a céu aberto do muro de Berlim, fica na Mühlenstraße um pouco afastada das outras "atrações" mas ainda assim de lá é possível ver a Torre de TV rs...ali tem 1316 metros de muro do lado leste preservado, às margens do rio Spree, o mesmo que envolve a Ilha dos Museus.

Ao contrário de outros países europeus, ao invés de pombas, em Berlin você vê muitos corvos. Um tanto estranho rs...além de escurecer cedo (umas 17h), você ouve o grito deles como se fosse em filmes sabe? rs...
Rio Spree, ao lado do muro de Berlim.
Mais uma vez, a caminhada é um pouco sofrida por causa da corrente de vento (friio) que o muro faz rs...

























É claro que usamos o transporte público de lá também!rs...muito bom por sinal! Ônibus, U-Bahn e S-Bahn rs...
Noite de apresentação dos meninos!


Cor. Glamour - Erika Novachi
Cor. Tambores que vem do norte...Inebriam minha alma - Erika Novachi

Ao final das apresentações tivemos a oportunidade de tirar uma foto com a Rose Calheiros, que foi professora de Jazz da Erika Novachi, muito obrigada pelo carinho!


Texto por Déborah Takeuti, partes informativas adaptadas da Revista Viagem & Turismo, Edição 230, n. 12, dezembro 2014.

Um comentário: