sexta-feira, 13 de março de 2015

Bazar Beneficente - ACENBI

Tradicional bazar da ACENBI beneficia entidades de Indaiatuba


Evento, que comercializa artesanatos e produtos variados, tem como grande atração restaurante que serve pratos típicos preparados pelo Departamento de Senhoras da entidade

Parte dos expositores do bazar: produtos variados

Takahara (esq.) com Noriko Kimura, vice-diretora do
 Departamento de Senhoras: quatro entidades escolhidas


O Departamento de Senhoras da Associação Cultural, Esportiva Nipo-Brasileira de Indaiatuba (ACENBI) promoveu no último sábado (7 de março) seu tradicional bazar beneficente. Realizado todos os anos na sede social da entidade, na rua Humaitá, o evento é conhecido no município e região como importante realização de cunho social.

De acordo com a diretora do departamento, Célia Takahara, o evento permite arrecadar verbas para ajudar as entidades e também para a manutenção do próprio departamento. “Todos os anos escolhemos quatro entidades para fazer a doação”, explica.

Nos últimos anos, o departamento optou por comprar alguns produtos, como o leite longa vida, para entregar às entidades, ao invés de fazer doações em dinheiro. “Procuramos conhecer suas principais necessidades e tomamos as decisões durante as reuniões do departamento”, explica Célia.

Entre as entidades beneficiadas pelo bazar do Departamento de Senhoras da ACENBI estão Lar São Francisco, VOLAC (Voluntárias de Apoio no Combate ao Câncer), Lar de Velhos Emmanuel, APAE, Associação Beneficente Irmã Dulce, Casa da Criança Jesus de Nazaré e CIRVA (Centro de Integração Reabilitação e Vivência do Autista).

Comida típica

No bazar beneficente são comercializados tradicionalmente os artesanatos confeccionados pelas senhoras da ACENBI. Além disso, podem ser encontrados também, nos estandes terceirizados, produtos variados como roupas, eletrodomésticos, brinquedos, mangás, CDs japoneses, doces e conservas japonesas.

Outra grande atração do bazar é o restaurante montado pelo Departamento de Senhoras, que serve iguarias como udon, yakissoba, harumaki e sushi.

O bazar beneficente representa há décadas uma das atividades mais importantes do Departamento de Senhoras da ACENBI. Ele passou a ser organizado pouco tempo depois da formação do departamento, na década de 1950.

Sobre a ACENBI
Sediada em Indaiatuba (região metropolitana de Campinas, SP), a ACENBI é uma associação sem fins lucrativos fundada por imigrantes japoneses em 1947. Sua principal finalidade é a preservação e a divulgação da cultura nipo-brasileira. A preservação da cultura de respeito aos idosos é outra tônica da entidade, que é mantenedora da escola Nitigo Gakko e abriga a escola de educação infantil Miyoji Takahara, em parceria com a prefeitura de Indaiatuba.
Em sua sede de campo, na rua Chile, a ACENBI conta com campos de beisebol e softbol (versão mais leve do beisebol), quadras de gatebol (jogo semelhante ao críquete e apropriado para a terceira idade) e quadras de tênis de campo, além de piscina e área de lazer. Na sede social, na rua Humaitá, a entidade mantém auditório, salas de reunião, salas de ensaio e salas de aula para cursos diversos.
As atividades da ACENBI são abertas a todos os interessados. Veja mais informações no website da entidade: www.acenbi.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário