sexta-feira, 21 de março de 2014

Prefeitura de Indaiatuba lança "Programa Viver" de prevenção às drogas

Sempre vou ao CIAEI mas, fiquei surpresa com o público presente no lançamento do Programa VIVER de autoria do  Prefeito Reinaldo Nogueira e deixo aqui meus parabéns pelo sucesso. O saguão cheio de gente, todas as cadeiras ocupadas além de muitos terem ficados em pé mesmo. Mobilizar  igrejas e seus fiéis,  escolas e toda a imprensa para explanação do Projeto. Muito bom mesmo,  agora é só torcer para que o Projeto seja colocado em prática e com resultados positivos.
O Programa tem como Padrinho o ator Marcos Frota que me emocionou com suas palavras em algum momento.


O Prefeito Reinaldo Nogueira (PMDB) realizou no  dia 19 (quarta-feira), na sala Acrísio de Camargo, no Ciaei (Centro Integrado de Apoio à Educação
 de Indaiatuba), o lançamento do Programa Viver (Valorizando o Indivíduo e a Vida em Recuperação). O objetivo é prevenir e combater o uso de drogas no município, sendo que a prevenção e o risco vão receber os maiores esforços.
“Enquanto representante público senti-me na responsabilidade de apresentar uma proposta eficiente que procurasse atender toda a população. Tenho plena convicção de que o combate às drogas é o social inadiável do nosso tempo”, afirma o prefeito.
O programa multidisciplinar é ao mesmo tempo simples, inovador e de grande eficácia, que organiza as iniciativas existentes na comunidade. As ações deixam de ser isoladas. Para toda essa coordenação foi criada a Central de Risco, composta por funcionários qualificados e um software de última geração. Assim que recebe a indicação de uma pessoa vulnerável, ela envia uma equipe treinada do Cras (Centro de Referência de Assistência Social) para referenciar e acolher a família.
Com todos os dados em mãos, os profissionais traçam um Plano de Atendimento específico levando em conta o local da residência e projetos existentes no banco de dados. Essa pessoa é convidada a participar desse Plano. Mensalmente ela é acompanhada para avaliação, revisão e alterações no programa, até seu desligamento ou necessidade de outras intervenções.
O Programa Viver foi estruturado sobre cinco premissas básicas:
1) Proteger crianças e adolescentes que não estão envolvidos com as drogas;
2) Recuperar os iniciantes, que devem ser reintegrados à vida produtiva e saudável;
3) Trabalhar a drogatização considerando a necessidade de recuperar dependentes químicos como missão da sociedade;
4) Combater com ações permanentes e enérgicas o traficante e o fornecedor de entorpecentes;
5) O sucesso do programa está diretamente vinculado à participação de toda a sociedade.
“Compreendemos, por todo esforço empreendido e diante dos resultados obtidos, que o problema das drogas ainda não possui uma solução e já se tornou uma das maiores preocupações da família brasileira. Nossa proposta é trabalharmos unidos para garantir um futuro melhor a esta e às próximas gerações”, conclui Reinaldo Nogueira.

Drogas
As drogas geram inúmeros problemas complexos: sociais, biológicos, psíquicos e culturais. No Brasil, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) cresceu o uso de drogas ilícitas por adolescentes de 2009 para 2012, sobretudo entre as meninas. Conforme o próprio instituto, fatores de risco como tabagismo e álcool iniciam-se normalmente na adolescência (Pense, 2012 – IBGE).
Levantamento feito pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), ligada ao Ministério da Saúde em parceria com a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad), do Ministério da Justiça, revela que cerca de 370 mil brasileiros de todas as idades usaram regularmente crack e similares (pasta base, merla e óxi) nas capitais ao longo de pelo menos seis meses em 2012.
Além disso, 14% do total são crianças e adolescentes, o que equivale a mais de 50 mil usuários.
Ademais, o consumo de cocaína dobrou no Brasil, nos últimos seis anos, de acordo com o Relatório Mundial de Drogas 2013, divulgado pela ONU (Organização das Nações Unidas). (Texto fornecido pela Divulgação)
Assista ao vídeo que o Marcos Frota gravou sobre o Programa é clicar no link abaixo.

https://www.facebook.com/photo.php?v=533154103470714


























Nenhum comentário:

Postar um comentário