quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Mutirão na ACENBI resgata tradição japonesa do trabalho coletivo


Grande parte das construções e obras da entidade foi realizada graças à participação dos associados


Nesta foto de 1991, associados unem forças para obra na sede de campo da ACENBI

Crédito: Mak Foto



Representantes das novas gerações também participam
Crédito: Divulgação




Mutirão faz parte da história da ACENBI, destaca Akifiko Morita, atual presidente da entidade
Crédito: Divulgação


A Associação Cultural, Esportiva Nipo-Brasileira de Indaiatuba (ACENBI) realizou no domingo (dia 16 de fevereiro) um mutirão para fazer a manutenção de sua sede de campo. Participaram dezenas de familiares de associados de diferentes idades.

Segundo o presidente da ACENBI, Akifiko Morita, o mutirão faz parte da história da entidade desde seus primeiros tempos. “O trabalho voluntário representa a essência das associações de imigrantes japoneses fundadas no Brasil”, explica ele.

Voluntariado

Morita lembra que grande parte das construções e obras da ACENBI foi realizada graças à participação do trabalho coletivo dos associados. “Só a união de forças de muitas pessoas consegue fazer grandes realizações”, reitera o presidente.

Ele citou também o voluntariado em todas as realizações da ACENBI, como a Festa do Chopp e as atividades para a preservação da cultura japonesa.

Vizinhos se reuniam

Morita compara o mutirão da ACENBI com a ajuda mútua que realizavam os imigrantes japoneses, incluindo seus pais, no passado. Ele lembra que os vizinhos se reuniam para se ajudarem uns aos outros na agricultura, quando surgia um trabalho de grande porte, por exemplo.

O mutirão da ACENBI acontece geralmente todo começo de ano. Dessa vez, foram executadas diversas tarefas como poda de árvore, limpeza do terreno e pintura de muros e paredes.  

As famílias dos associados começaram a se reunir antes das 8 horas, para o café da manhã. Algumas pessoas trouxeram seu próprio instrumento de trabalho, como serra, enxada e tesoura.

Depois de pouco mais de quatro horas de trabalho, o mutirão foi encerrado com um churrasco.

Encontro com os amigos

Takashi Yamaki, de 78 anos, participa do mutirão da ACENBI desde que chegou a Indaiatuba e se tornou associado em 1970. Para ele, o trabalho coletivo representa uma oportunidade para se encontrar com os amigos.

“Gosto de vir ao mutirão para conversar com outras pessoas”, resume Yamaki. Nesse ano, ele trouxe como instrumento de trabalho uma tesoura para podar plantas e árvores. “Precisamos cuidar das plantas”, explica.

Impressionado

Já o japonês Daiki Shimomise, de 25 anos, diz que ficou impressionado com a participação das crianças e adolescentes no mutirão. Ele atua como técnico de beisebol na ACENBI há cerca de seis meses como estagiário da JICA (Japan International Cooperation Agengy, entidade do governo japonês).

Na visão do técnico, esse tipo de manifestação espontânea está ficando cada vez mais raro em seu país. “As pessoas se relacionam cada vez menos e prevalece o individualismo”, explica ele.

Shimomise cita outros tipos de trabalho voluntário instituídos historicamente no Japão, mas diferente na iniciativa cultivada pelos imigrantes japoneses no Brasil. “Em meu país, é obrigatória a participação dos estudantes na limpeza da escola”, exemplifica ele. “Em uma época do ano, os moradores de bairro costumam se unir para retirar algum tipo de lixo acumulado, como papel.

Sobre a ACENBI

Sediada em Indaiatuba (região metropolitana de Campinas, SP), a ACENBI é uma associação sem fins lucrativos fundada por imigrantes japoneses em 1947. Sua principal finalidade é a preservação e a divulgação da cultura nipo-brasileira. A preservação da cultura de respeito aos idosos é outra tônica da entidade, que é mantenedora da escola Nitigo Gakko e abriga a escola de educação infantil Miyoji Takahara, em parceria com a prefeitura de Indaiatuba.

Em sua sede de campo, na rua Chile, a ACENBI conta com campos de beisebol e softbol (versão mais leve do beisebol), quadras de gatebol (jogo semelhante ao críquete e apropriado para a terceira idade) e quadras de tênis de campo, além de piscina e área de lazer. Na sede social, na rua Humaitá, a entidade mantém auditório, salas de reunião, salas de ensaio e salas de aula para cursos diversos.

As atividades da ACENBI são abertas a todos os interessados.


Nenhum comentário:

Postar um comentário