terça-feira, 19 de novembro de 2013

Indaiatuba sedia Campeonato Brasileiro de Softbol neste final de semana

Evento é considerado um dos mais importantes da modalidade; campo da ACENBI sediará os jogos no sábado e no domingo (23 e 24)

A ACENBI (Associação Cultural e Esportiva Nipo-Brasileira de Indaiatuba) vai sediar neste final de semana (dias 23 e 24 de novembro), em seu Centro Esportivo, um dos eventos mais importantes do softbol brasileiro. Trata-se do XVIII Campeonato Brasileiro de Softbol Feminino Mirim (meninas de até 12 anos).

Estarão disputando o título de 2013 todas as equipes brasileiras da modalidade. Ao todo são dez equipes de cidades dos Estados de São Paulo e Paraná.

Para a organização desse torneio, a ACENBI conta com o apoio da Prefeitura de Indaiatuba, por meio da Secretaria de Esportes, e da Confederação Brasileira de Beisebol e Softbol (CBBS).

De acordo com o diretor do Departamento de Beisebol e Softbol da ACENBI, Ney Sato, sediar um evento desse nível representa o reconhecimento do crescimento do esporte no município por parte da CBBS.

As meninas da ACENBI

A formação das equipes femininas de softbol da ACENBI não é tão antiga como as equipes masculinas de beisebol. Entretanto, a atuação das meninas indaiatubanas também vem ganhando destaque no cenário esportivo nacional nos últimos tempos.

A equipe da nossa cidade é dirigida pelo treinador japonês Kazuo Kato, voluntário da Japan International Cooperation Agency (JICA). Além disso, tem o apoio de outros voluntários formados por pais e pela comissão técnica da ACENBI.

Atualmente, o softbol feminino da ACENBI conta com cerca de 45 atletas, divididas nas categorias Mirim, Infantil e Junior.

Saiba mais sobre o softbol

O softbol tem bastante semelhança com o beisebol e suas regras são praticamente as mesmas. Mas existem algumas diferenças entre as duas modalidades, como o tamanho do campo e da bola, além da forma de se lançar a bola.

O esporte é considerado uma versão mais leve do beisebol. Exige menos força no arremesso da bola, feito por “baixo". Já o arremesso da bola do beisebol, feito “por cima”, requer mais força dos ombros e braços.

Praticado principalmente por mulheres, o softbol é também popular entre os homens de várias faixas etárias. Os Estados Unidos e o Japão, por exemplo, contam com adeptos de ambos os sexos e de todas as idades.

Entrada franca

A disputa do XVIII Campeonato Brasileiro de Softbol Feminino Mirim acontece no campo da ACENBI, localizado na Rua Chile, 689 – Vila Castelo Branco, a partir das 8 horas. A entrada é franca para os dois dias de jogos.

Portanto, está aí uma sugestão de um programa diferente no final de semana para os indaiatubanos que gostam de esportes. “Gostaria de convidar todas as pessoas para torcerem por nossas meninas e conhecer esse esporte", conclui o diretor Ney Sato.

Sobre a ACENBI

Sediada em Indaiatuba (região metropolitana de Campinas, SP), a ACENBI é uma associação sem fins lucrativos fundada por imigrantes japoneses em 1947. Sua principal finalidade é a preservação e a divulgação da cultura nipo-brasileira. A preservação da cultura de respeito aos idosos é outra tônica da entidade, que é mantenedora da escola de língua japonesa Nitigo Gakko e abriga a escola de educação infantil Miyoji Takahara, em parceria com a prefeitura de Indaiatuba.

Em sua sede de campo, na rua Chile, a ACENBI conta com campos de beisebol e softbol (versão mais leve do beisebol), quadras de gatebol (jogo semelhante ao críquete e apropriado para a terceira idade) e quadras de tênis de campo, além de piscina e área de lazer. Na sede social, na rua Humaitá, a entidade mantém auditório, salas de reunião, salas de ensaio e salas de aula para cursos diversos.

As atividades da ACENBI são abertas a todos os interessados.

Veja mais detalhes no website da entidade: acenbi.org.br

Serviço

Centro Esportivo da ACENBI – Rua Chile, 689 – Vila Castelo Branco, Indaiatuba-SP.


Time de Softbol ACENBI mirim


Nenhum comentário:

Postar um comentário