sexta-feira, 18 de outubro de 2013

ACENBI promove 19ª edição da Festa do Chopp no próximo dia 26




ACENBI promove 19ª edição da Festa do Chopp no próximo dia 26

Evento, que já faz parte do calendário turístico do município e região, acontece no Pavilhão da Viber das 18 horas à meia-noite

A Associação Cultural, Esportiva Nipo-Brasileira de Indaiatuba (ACENBI) promove no próximo dia 26 de outubro, sábado, sua 19ª edição da Festa do Chopp e Bon Odori. O evento será realizado no Pavilhão da Víber, em parceria com a Prefeitura Municipal. A festa, que já faz parte do calendário turístico do município e região, acontece a partir das 18 horas e vai até a meia-noite.

Segundo o presidente da ACENBI, Akifiko Morita, a festa não tem fins lucrativos e visa arrecadar verba para a manutenção das atividades dos departamentos. “É um evento voltado para promover o lazer e a reunião de famílias, além de divulgar a gastronomia e a cultura japonesa”, explica ele.

O público pode apreciar não apenas o chope gelado, mas também as delícias típicas da culinária japonesa, como o sashimi, tempurá, temaki, yakissoba e outros pratos. A festa promove ainda o tradicional concurso de chope de metro e refrigerante e sorteio de brindes e prêmios. Já as crianças têm à disposição uma área especial para a diversão.

Bon Odori

Outra atração tradicional da Festa do Chopp da ACENBI é o Bon Odori (Dança de Finados), dança coletiva executada em volta do “yagura” (uma espécie de palco ou torre) ao som do taikô (instrumento musical similar ao tambor) e músicas folclóricas. No Japão, a Dança de Finados acontece geralmente no verão e em todo o país. Trata-se de uma celebração budista milenar feita em homenagem aos espíritos dos antepassados.

O Bon Odori foi trazido ao Brasil pelos imigrantes japoneses que começaram a chegar a partir de 1908. Sua coreografia é bastante simples e todas as pessoas podem participar da dança.

Taikô

Nessa edição, a Festa do Chopp conta com uma atração especial: a apresentação de um dos grupos de taikô mais conhecidos do Brasil – o Kawasuji Seiryu Daiko de Atibaia (SP).

Ação social

A Festa do Chopp vem promovendo uma ação social desde as últimas edições. O evento passou a atuar como posto de arrecadação em prol do Fundo Social de Solidariedade (FUNSSOL). O público pode colaborar levando um produto de limpeza ou de higiene pessoal.

Sobre a ACENBI

Sediada em Indaiatuba (região metropolitana de Campinas, SP), a ACENBI é uma associação sem fins lucrativos fundada por imigrantes japoneses em 1947. Sua principal finalidade é a preservação e a divulgação da cultura nipo-brasileira. A entidade é mantenedora da escola de língua japonesa Nitigo Gakko e abriga a escola de educação infantil Miyoji Takahara, em parceria com a prefeitura de Indaiatuba.

Em sua sede de campo, a ACENBI conta com campos de beisebol e softbol (versão mais leve do beisebol), quadras de gatebol (jogo semelhante ao críquete e apropriado para a terceira idade) e quadras de tênis de campo, além de piscina e área de lazer. Na sede social, a entidade mantém auditório, salas de reunião, salas de ensaio e salas de aula para cursos diversos.

Veja mais detalhes no website da entidade: acenbi.org.br


Serviço
Pavilhão da Víber
Rua Almirante Tamandaré, 675 – Cidade Nova II – Indaiatuba-SP.
Convite para casal: R$ 35,00 (antecipado) e R$ 45,00 (no local) – inclui duas canecas; três chopes ou três refrigerantes; dois espetos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário