quarta-feira, 14 de agosto de 2013

GASTRONOMIA: LOJA NAKAYOSHI na 27ª Festa do Sushi

No dia 17/08 sábado agora, você vai ter várias opções de gifts a escolher, são produtos originalmente japoneses estojos, bolsinhas e até o famoso kimono de verão em tecido de algodão e, outras coisinhas mais além é claro de comer os deliciosos pratos da cozinha oriental que a Loja Nakayoshi estará servindo na 23ª Festa do Sushi no salão da Viber.







Esse é o delicioso Lámen

Guiozá

Combinado de Salmão.





Sushi luizinho

Hossomaki
Fonte das fotos dos pratos: Página do Facebook da Loja Nakayoshi.

Além desses pratos acima você vai ter outras opções, como a salada de pepino sunomono (agridocê),  ,hot roll, combinado misto, combinado momiji, combinado de salmão 23 peças, e o sushi tradicional.

Gastronomia, exposições e apresentações musicais compõem cardápio da 23ª Festa do Sushi de Indaiatuba

Evento será realizado neste sábado, 17, no Pavilhão da Viber; a entrada é gratuita

Gastronomia japonesa, exposições artísticas e apresentações musicais, incluindo o premiado cantor Joe Hirata, são as principais atrações da 23ª Festa do Sushi, que a ACENBI (Associação Cultural, Esportiva Nipo-Brasileira de Indaiatuba) promove nesse sábado (dia 17 de julho) no Pavilhão da Víber. Um dos mais tradicionais festivais da culinária japonesa do município e região, que acontece das 12:00 às 23:00 hs., conta com o apoio da prefeitura do município.

A entrada é gratuita, mas os organizadores do evento solicitam dos visitantes a doação de um quilo de alimento não perecível que será encaminhado a entidades assistenciais por meio do Funssol.

A Festa do Sushi é realizada anualmente com a finalidade de arrecadar recursos para a escola de língua japonesa, a Nitigo Gakko, além de divulgar elementos da cultura japonesa. De acordo com Gilson Toda, presidente do Conselho Administrativo da entidade, o evento vem registrando um público maior a cada ano. "Isso comprova o quanto a população aprecia a gastronomia japonesa", analisa.

Sushi

A Festa do Sushi apresenta uma grande variedade de sushis, sendo o mais conhecido o niguiri-zushi (em tradução livre, algo como “sushi que se segura com as mãos”). Trata-se de um bolinho de arroz com a forma de um “bocado”, com tempero levemente ácido e adocicado, com um complemento em cima cuidadosamente fatiado.

O complemento mais comum do niguiri-zushi é o peixe cru, mas podem ser usadas combinações como frutos do mar, ovo, vegetais ou frutas. O sushi é tradicionalmente acompanhado de wasabi (raiz forte ralada) e shoyu (molho de soja).

Além do festival de sushis, o público pode apreciar outras iguarias da culinária japonesa, como o temaki (alga marinha recheada com arroz e complementos), yakisoba (macarrão com carnes e vegetais), sashimi (peixe cru fatiado e temperado) e udon (macarrão com caldo típico japonês).

Danças, taiko e Joe Hirata

A Festa do Sushi oferece ainda uma diversificada atração para o público de todas as idades. São apresentações de danças folclóricas, taiko (orquestra de tambores) e do cantor Joe Hirata, como principal convidado do evento.

O público pode apreciar também exposições de bonsai (árvores verdadeiras em miniatura), ikebana (arranjos florais) e oshi-bana (artesanato com flores secas), além de aproveitar o parquinho para crianças. Durante a festa, são feitos sorteios de brindes, entre eles uma bicicleta elétrica Lev.

Sobre a Nitigo Gakko

A escola de língua japonesa sempre esteve ligada à história da fundação da ACENBI desde seus primeiros tempos. Além do ensino da língua, a Nitigo Gakko tem o objetivo de preservar a cultura japonesa.

A instituição mantém cerca de 100 alunos nos períodos na manhã, tarde e noite e ainda nas aulas de sábado. “As aulas são abertas a todos os interessados, inclusive para os não associados”, explica Gilson Toda.

Sobre a ACENBI

Sediada  em Indaiatuba (região metropolitana de Campinas, SP), a ACENBI é uma associação sem fins lucrativos fundada por imigrantes japoneses em 1947. Sua principal finalidade é a preservação e a divulgação da cultura nipo-brasileira. A entidade é mantenedora da escola de língua japonesa Nitigo Gakko e abriga a escola de educação infantil Miyoji Takahara, em parceria com a prefeitura de Indaiatuba.

Em sua sede de campo, a ACENBI conta com campos de beisebol e softbol, quadras de gatebol (jogo semelhante ao críquete e apropriado para a terceira idade) e quadras de tênis de campo, além de piscina e área de lazer. Na sede social, a entidade mantém amplo auditório, salas de reunião, salas de ensaio e salas de aula para cursos diversos.

Veja mais detalhes no website da entidade: acenbi.org.br.


Serviço:
23ª Festa do Sushi de Indaiatuba
Sábado, 17 de agosto, das 12:00 às 23:00 hs.
Entrada gratuita
Pavilhão da Víber
Avenida Almirante Tamandaré, 675 – Cidade Nova II – Indaiatuba-SP.
Nitigo Gakko
Rua Chile, 689 – Vila Castelo Branco - Indaiatuba-SP.
Tel. (19) 3834-7108 – 3834-2584.
Facebook
www.facebook.com/festadosushi


Mais informações para a imprensa:
Mário Takeshi Alexandre – Relações Públicas da Acenbi
Tel.: 19-8373-6055

Gilson Toda

Apresentação da Associada Mayuri Kato

Grupo de taiko


Nakayoshi
Produtos Orientais e Orgânicos
Rua Humaitá, 1099 - Centro
Indaiatuba SP
Telefones (19) 3312-1134 (19) 3816-6768

Nenhum comentário:

Postar um comentário